Programa de residência expande estudos e qualifica assistência

03/04/2016 08:48

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Poder ser residente no maior e mais completo hospital de Alagoas tem gerado muita ansiedade na médica Jeanine de Oliveira. Ela é uma das dezenas que estão inscritas no concurso do Programa de Residência Médica do Hospital Geral do Estado (HGE), que oferece duas vagas para clínica médica e uma para neurologia.

As residências foram aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) e serão as primeiras promovidas pelo HGE. Segundo a pneumologista Norma Suely de Athayde, a ideia partiu do Centro de Estudos ao compreender que o potencial assistencial do hospital pode colaborar com a formação dos médicos recém-formados.

“O HGE é, na verdade, uma grande escola. Todos os dias acadêmicos e profissionais aprendem e desempenham tarefas que podem fazer toda a diferença na vida das pessoas. Por ser uma unidade de porta aberta, uma variedade grande de doentes recebem o tratamento, oriundos de todas as partes do Estado. O próprio MEC afirmou que temos uma excelente estrutura para a promoção das residências”, relatou a pneumologista que está envolvida com o programa.

Por outro lado, a gerente do HGE, Verônica Omena, acrescenta que, com a expansão científica, o atendimento ganha em qualidade assistencial. “Fora que ao receber o status de hospital de ensino, o hospital passa a receber fomentos que serão destinados a melhoria dos aparelhos, da biblioteca e demais estruturas relevantes ao estudo e atendimento aos doentes”, comentou Verônica Omena.

Quando aprovados, os primeiros residentes do HGE desempenharão atividades que intercalarão entre práticas e teóricas e científicas. Sua atuação contribuirá com a assistência dada pelos profissionais nos ambulatórios, enfermaria, serviço de emergência e demais atividades de cunho acadêmico.

“Eu já estagiei no HGE quando fui universitária e posso afirmar que foi o melhor lugar para aprender, para por em prática a teoria e ter experiência acerca das situações. No hospital existe muito que fazer devido à diversidade de pacientes. O selecionado será presenteado com uma excelente bagagem de estudos”, avaliou a candidata à residência.

Primeira Edição © 2011