AL é exemplo ao país com redução de mais de 30% de casos de dengue

Em um mês de operação, casos registrados caíram de 874 em janeiro de 2015 para 598 neste ano; nova ação terá presença de ministro neste sábado

12/02/2016 14:14

A- A+

Rafaela Pimentel - Agência Alagoas

compartilhar:

As ações intensificadas de combate do mosquito Aedes aegypti tem consolidado Alagoas como exemplo de campanha em todo país. Em um mês de operações do projeto de força-tarefa, liderada pela Defesa Civil, o Estado já conseguiu reduzir 31,58% a incidência dos casos de infestação de dengue em toda a região, caindo de 874 ocorrências registradas em janeiro de 2015 para 598 neste ano.

Em função disso, o governo do Estado reforça a luta contra o mosquito neste sábado (13) com a solenidade de abertura do Dia “D”, que contará com a participação do governador em exercício, Luciano Barbosa, e do ministro da Comunicação Social, Edinho Silva. O evento será realizado a partir das 8h, no 59° Batalhão do Exército, em Maceió. 

Responsável pelas ações na luta contra o mosquito, o coordenador da Defesa Civil, major Moisés Pereira, ressalta a importância de continuar avançando no trabalho de erradicação e garante reduções significativas também para o mês de fevereiro.

“Os resultados são muito expressivos. Alagoas tem desempenhado a campanha de maneira exemplar, sendo, inclusive, reconhecida em todo o Brasil pelas transformações conquistadas. Enquanto outros estados aumentaram as incidências de dengue, nós reduzimos em mais de 30% os casos da doença apenas no mês de janeiro. Já tivemos evoluções significativas, mas é preciso prosseguir com as atividades e assegurar novas quedas de registro no Estado”, destaca o major Moisés Pereira.

A grande operação simultânea ocorrerá em diversos municípios alagoanos. As cidades da grande Maceió, com exceção de Paripueira, além de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e São José da Laje recebem a visita dos agentes de endemias e mais 630 homens das Forças Armadas com trabalhos de conscientização e fiscalização nas comunidades.

Na capital Maceió, os bairros de toda a parte baixa da cidade serão beneficiados com o projeto, como Vergel do Lago, Trapiche, Prado, Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Mangabeiras, Cruz das Almas e Ipioca. As áreas do Farol e Pintaguinha também serão palco da ação, assim como os bairros de Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes e Santa Luzia na parte alta.

 

Primeira Edição © 2011