Educação de Maceió dá salto de qualidade em 2014

17/12/2014 07:17

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), construção de 17 novas creches, reforma das escolas iniciadas, benefício de 1/3 de hora-atividade, além da implantação de progressão, mérito e títulos, piso salarial acima da média nacional. Ao concluir o ano de 2014, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) faz um balanço positivo e projeta para 2015 a perspectiva de desenvolver ações ainda mais arrojadas e inovadoras.

A capital alagoana reagiu ao histórico negativo de indicadores do Ideb em Alagoas, iniciando uma mudança sistemática na educação municipal. O novo modelo tem contado com o engajamento dos servidores técnicos, professores, comunidade escolar e sociedade.

Os resultados dessa mudança já podem ser vistos de forma prática. “Encontramos uma rede desmotivada e desarticulada. A secretária Ana Dayse e sua equipe conseguiram sistematizar processos e estimular não apenas os alunos, mas toda a comunidade escolar, em busca da melhoria de desempenho. Agora, nosso desejo é que Maceió continue este processo de melhoria da Educação Básica, com as ações do Viva Escola, projeto que vai trazer os padrões mínimos para nossas escolas”, afirma o prefeito Rui Palmeira.

O projeto Viva Escola, ao qual o prefeito se refere, é o projeto-piloto e linha mestra da atuação da Semed, por meio da Cooperação Técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O projeto tem promovido a implantação de padrões mínimos de funcionamento das escolas nas áreas de gestão pedagógica, infraestrutura, gestão de pessoas e gerenciamento de processos. Os trabalhos serão aplicados em 27 unidades escolares.

Para a secretária Ana Dayse Dorea, com as ações implementadas ao longo destes dois primeiros anos de gestão, Maceió tem tudo para atingir a meta projetada pelo Ideb em 2015. “Conseguimos segurar o Ideb em algumas escolas e melhorar em outras. Este aumento de 0,3 na média – Maceió sai de 3,9 para 4,1 – é resultado da acreditação que promovemos nos alunos e na escola, associada a um trabalho de gestão e investimento trazido pelo Viva Escola”, reforçou.

A secretária Ana Dayse destacou ainda a atuação da equipe técnica da Semed, professores, coordenadores pedagógicos e diretores, que realizaram várias ações para que o desempenho de Maceió não caísse.

Mudança que gera entusiasmo

É na escola que os investimentos da Prefeitura na educação de Maceió têm feito a diferença. Muito mais do que estabilizar o desempenho no Ideb, Maceió caminha rumo a uma educação de excelência, com o apoio de organizações como MindLab, Instituto C&A, Fundação Volkswagen e Instituto Kaplan, além dos parceiros locais, como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Escola Superior de Magistratura (Esmal), Tribunal de Justiça (TJAL), Guarda Municipal, Eletrobras e Sesc.

A parceria institucional tem conseguido fazer um trabalho contínuo de formação de professores, mobilização com a comunidade escolar e articulação estratégica com outros órgãos de governo e a sociedade. “Com a rede dotada dos padrões mínimos nas áreas de infraestrutura, pedagógica, gerenciamento e gestão de pessoas, como propomos no Viva Escola, associados aos programas como Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, MenteInovadora, Paralápracá e outras iniciativas, esperamos alcançar a meta projetada para 2015 e, mais que isso, continuar revolucionando a Educação de Maceió”, reforçou Ana Dayse.

Para a secretária, o modelo de gestão aplicado à Semed e às escolas da rede está dando resultado. “Sabemos de todas as dificuldades, mas chegaremos lá. Já iniciamos essa caminhada, que será vitoriosa, certamente”, pontuou Ana Dayse.

Esforço reconhecido

Além do bom resultado do Ideb, Maceió comemora essa guinada também na sala de aula. Os alunos do 7º ano da Escola de Ensino Fundamento Padre Pinho, em Cruz das Almas, demonstram que quando há investimento e empenho, os resultados vão sempre aparecer. Ao lado da professora Rosimere Cavalcante, o grupo venceu a ExpoMate, na categoria Ensino Fundamental. Com o projeto Jogos Pedagógicos Matemáticos, os alunos foram destaque na VII Bienal Nacional da Matemática, sendo, além de vencedores, os únicos representantes de instituição pública premiados na exposição.

“Eu nunca vou esquecer o que a professora Rose disse. Ela disse que acreditava no nosso potencial. E nós ganhamos”, reconheceu Janecleide Maria, uma das vencedoras. “A professora sempre usava jogos na sala para nos ajudar a evoluir e quando fomos selecionados para a MateExpo nem acreditamos. Quando ganhamos, nem acreditamos mesmo”, lembrou Vitoria Valentim, outra integrante da equipe vencedora. “Foi inesperado, porque concorremos com escolas particulares e nos sentimos valorizados”, comentou Mirela Barbosa, membro da equipe.

Antes de comemorar este importante resultado dos alunos, ainda retratando dados relativos ao Ideb, a Escola Elma Marques Curti, no Benedito Bentes, que alcançou 5,9, está entre os 25 melhores desempenhos do Brasil. Na lista das 25, a escola municipal de Maceió é a única pública a figurar entre os melhores resultados do País.

“A qualidade do ensino em Maceió é uma das nossas prioridades desde o início da gestão. A Prefeitura, através do trabalho da equipe da professora Ana Dayse, tem buscado melhorar a rede com os serviços de infraestrutura e de capacitação de profissionais”, destacou o prefeito Rui Palmeira, que descreveu o reconhecimento como um novo momento na Educação.

Acreditação

Este sentimento de valorização e pertencimento tem sido a marca da gestão da secretária Ana Dayse e do prefeito Rui Palmeira. Esta forma de envolver pessoas em torno de um projeto já despertou o interesse do próprio Pnud em ampliar a parceria com a Educação. Para Maria Teresa Amaral, oficial de Projetos do Pnud, avaliando os avanços de Maceió, a organização já estuda possibilidades de ampliar a parceria e trazer outros mecanismos de estudo para viabilizar os padrões mínimos para a Educação.

lém do Pnud, a coordenadora do escritório do Unicef no Recife, Jane Santos, interlocutora do organismo com a gestão municipal, já externou que a equipe técnica da Prefeitura de Maceió, em especial da Semed, tem respondido com eficiência aos alinhamentos e demandas da parceria estabelecida por meio da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que visa diminuir as desigualdades sociais por meio de intervenção participativa com a sociedade.

O ministro da Educação, Henrique Paim, que esteve em Maceió por dois momentos, em 2014, para ver de perto o que tem sido feito para melhorar a qualidade da Rede Pública Municipal de Ensino. Em visitas às obras das novas creches, que estão sendo construídas com recursos do Pró-Infância, do Governo Federal, o ministro reconheceu que além das ações de infraestrutura, Maceió tem feito muito esforço para alcançar outras metas, a exemplo do próprio Ideb, qualificação dos professores e permanência dos alunos na escola.

O futuro é agora

Os investimentos na Educação não param. Em 2014, Maceió apresentou as Diretrizes Curriculares para Educação do Ensino Fundamental, primeiro resultado do Viva Escola. As Diretrizes foram elaboradas com a participação dos professores da rede e apoio técnico do projeto de cooperação técnica MEC/Pnud e representam um grande avanço para o processo de ensino e aprendizagem na capital.

O documento define estratégias que norteiam e alinham o trabalho pedagógico da rede municipal de Maceió. “A partir desse documento, garantiremos aos nossos alunos o acesso ao conhecimento de uma forma organizada e sistemática”, ressaltou a secretária. As Diretrizes auxiliarão na construção ou adequação dos projetos políticos-pedagógicos e já serão implantadas em 2015.

Primeira Edição © 2011