Braskem realiza a décima segunda edição do Simulado do APELL em Alagoas

O evento que acontecerá na sexta feira, dia 12/12, será o nono exercício no bairro do Pontal da Barra

11/12/2014 05:59

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O simulado chega na sua décima segunda edição sendo realizado no bairro que deu origem ao programa: o bairro do Pontal da Barra. Algumas ruas do Pontal e Trapiche da Barra serão bloqueadas devido ao exercício de acionamento do Plano Global de Atendimento para Situação de Emergências (PGASE). O evento faz parte das atividades do APELL (Programa de Alerta e Preparação das Comunidades para Emergências Locais), que sob a coordenação da Defesa Civil, trabalha na preparação  e treinamento de comunidades. As outras  edições dos simulados foram realizados também nos bairros do Trapiche da Barra e na comunidade da Rua da Palha, localizada na cidade de Marechal Deodoro.

A ação acontece na sexta feira, 12 de dezembro, a partir das 9 horas. Algumas  vias de trânsito próximos a fábrica serão bloqueadas e o trafego será interrompido por um período máximo de 40 minutos após o acionamento do plano. Tais pontos impedirão parcialmente o acesso à Avenida Assis Chateaubriand e à AL-101, sentido Francês-Maceió.

Participarão diretamente no simulado: SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Batalhão de Trânsito, IMA, BOPE, Batalhão de Polícia Ambiental, lideranças comunitárias. Os líderes e membros dos outros bairros do entorno da fábrica atuarão como Observadores no exercício.

O simulado tem como objetivos a mobilização, a capacitação e a preparação tanto dos moradores quanto dos órgãos públicos envolvidos no Programa. O objetivo é estar preparado para um cenário de um acidente na Braskem. Os membros da comunidade localizada próximo à unidade industrial serão conduzidos pelos coordenadores de evasão do próprio bairro em direção ao Ponto de Encontro e as demais atividades de resposta e atendimento ao evento serão desenvolvidas e acompanhadas por representante dos órgãos participantes do Programa.

O exercício tem início com a identificação de um suposto incidente na Braskem e o posterior acionamento do APELL pela empresa, via contato com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (CIODS). A partir deste cenário, todas os órgãos envolvidos são comunicados e as ações específicas de cada um deles serão iniciadas.

Após o término da simulação, as vias serão liberadas e a programação continua com atividades sócio-recreativas na comunidade: Atendimento odontológico (profilaxia e limpeza), informações sobre higiene bucal com distribuição de kits de escovação, teste de glicemia, avaliação nutricional e uma ação do Mesa Brasil, programa voltado para dicas sobre alimentação saudável. Para o publico infantil estão previstas atividades recreativas. A Creche Mestre Izaldino e membros da Escola Silvestre Péricles participarão do evento.

Haverá ainda a apresentação de uma peça de teatro em que serão abordadas questões relacionadas aos  conceitos do Programa, como a importância da função desempenhada pelos coordenadores de evasão, os sistemas de alarmes instalados no bairro, a localização do Ponto de Encontro e demais informações sobre o APELL.

Primeira Edição © 2011