Prefeito vistoria construção de Unidade de Saúde no Santa Lúcia

18/11/2014 09:16

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

O bairro da Santa Lúcia é uma das regiões da capital beneficiadas pela série de ações iniciadas pela Prefeitura de Maceió. Além de obras de infraestrutura, como a recuperação da Avenida Nações Unidas, a comunidade também receberá uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), que está sendo construída no Loteamento Pôr do Sol. Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Rui Palmeira esteve no local com a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para vistoriar o andamento das obras, iniciadas em agosto deste ano e com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2015.

Segundo explicou o prefeito, a construção da UBS está orçada em pouco mais de R$ 623 mil e os recursos são de orçamento misto do Executivo Municipal e do Ministério da Saúde. Rui ressaltou que a nova unidade será entregue como parte do planejamento de reestruturação da Saúde em Maceió e, quando concluída, irá oferecer aos servidores e usuários melhor assistência e condições de trabalho. Além desta, outras 15 serão construídas, além da reforma de 34 unidades até o próximo ano.

“A situação da Saúde foi uma das mais preocupantes quando assumimos a gestão e iniciamos um planejamento para reestruturar a rede. Realizamos uma série de ações para qualificar o atendimento à população, assim como nos preocupamos em proporcionar um ambiente melhor aos trabalhadores. É um grande trabalho. Estamos priorizando algumas regiões com construção de novas unidades e dotando as existentes com uma estrutura de qualidade para entregá-las à população no padrão que queremos para a saúde de Maceió”, disse o prefeito.

Rui também destacou a importância da construção da nova UBS. Ele acrescentou que unidade, quando inaugurada, passará a oferecer consultas médicas e assistência em enfermagem, além da atuação efetiva de agentes comunitários na reorganização dos atendimentos de atenção básica na área de saúde.

O prefeito realizou a vistoria acompanhado do engenheiro Roberto Monteiro, da SMS, responsável pela construção. Segundo explicou o profissional, 20% da obras já foram concluídos. Entre os serviços, foram instalados rede de esgotamento sanitário e elevação de alvenaria, além da construção da laje. Ainda segundo ele, o andamento da construção segue de acordo com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que acompanha as obras por meio de relatório emitido mensalmente pelo Município.

O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Chico Filho, acompanhou a vistoria e lembrou que a UBS era uma solicitação antiga comunidade do bairro. “Esta nova unidade era esperada pelos moradores há anos e é mais uma solicitação atendida pelo prefeito Rui Palmeira desde que assumiu a gestão. É com obras como esta que vemos que a Prefeitura, apesar de algumas dificuldades típicas do Poder Público, não para e tem se esforçado ao máximo para levar melhorias à população e aos servidores”, disse o parlamentar.

Rui encerrou a vistoria destacando o trabalho do Executivo para reestruturar a Saúde. “A melhoria na assistência está entre as nossas prioridades e estamos avançando neste sentido, visto que temos qualificado a infraestrutura e reorganizando o atendimento”, completou.

 

 

Primeira Edição © 2011