Nesta sexta, Maceió terá mutirão do olho diabético com exames gratuitos e triagem para cirurgias

Dia Mundial da Diabetes: Instituto de Olhos faz exames gratuitos e triagem para cirurgias

13/11/2014 05:55

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Nesta sexta-feira (14), o Dia Mundial do Diabetes, Maceió abraçará a campanha nacional Sexta Azul, voltada para a prevenção e controle da doença. A ação contará com o primeiro Mutirão do Olho Diabético, promovido pelo Instituto de Olhos de Maceió, com exames gratuitos, agendamento de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e palestras de conscientização sobre o tema das 8h às 17h.

Principal causa de cegueira na idade produtiva, a retinopatia diabética acomete cerca de 40% dos pacientes com diabetes, que atinge pelo menos 13 milhões de brasileiros. De forma silenciosa, o diabetes pode afetar os vasos sanguíneos da retina, causando hemorragia no fundo de olho, prejudicando a visão e podendo levar a cegueira em casos não tratados.

O mutirão vai justamente detectar, tratar e conscientizar sobre o diabetes e a retinopatia diabética. De forma gratuita, o público terá direito a exames de glicemia, pressão arterial, teste de fundo de olho e, caso necessário, o encaminhamento para exames de contraste na retina e tratamento com fotocoagulação a laser, com o objetivo de controlar o avanço da doença.

Além do atendimento gratuito, a Sexta Azul do IOM também terá palestras a partir das 9h sobre temas como a prevenção do diabetes, com o médico Dr. Diógenes Bernardes; pé diabético, com Dr. José Tenório e retinopatia diabética, com o Dr. Ricardo Watanabe.

Os interessados em participar do mutirão devem portar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência para serem atendidos.

“Ao abraçar esta campanha, o IOM se ganhará iluminação azul durante todo o mês de novembro e, mais uma vez, prestará serviços relevantes à população alagoana”, diz o diretor do Instituto de Olhos de Maceió, Dr. Allan Teixeira Barbosa.

SERVIÇO

Mutirão do Olho do Diabético do IOM

Endereço: Avenida Comendador Palmeira, 122, Farol

Data: 14 de novembro de 2014 (sexta-feira)

Horário: das 8h às 17h

Atendimento gratuito

Primeira Edição © 2011