Recadastramento do Bolsa Família é prorrogado até 12 de dezembro

12/09/2014 05:27

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que o prazo para a atualização cadastral do Programa Bolsa Família (PBF), que seria encerrado no dia 19 de setembro, foi prorrogado até o dia 12 de dezembro. As famílias que foram convocadas por meio de comprovante de pagamento do benefício contam esse novo prazo para apresentar a documentação referente ao recadastro em tempo hábil, evitando assim quaisquer transtornos.
 
A prorrogação adotada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é válida para todas as cidades que estão em período de recadastramento. Segundo o MDS, a medida visa garantir um maior prazo e maiores condições para que as gestões municipais realizem o serviço.
 
Em Maceió, das 8.253 famílias convocadas, 46% delas já estiveram na sede do Cadastro Único para programas Sociais (CadÚnico) para regularizar situação. Com o novo prazo, quem não fizer a atualização nesse período terá o benefício bloqueado a partir de janeiro de 2015.
 
A Semas manterá o esquema especial de atendimento, em que, além dos 450 atendimentos diários, estão sendo distribuídas 150 fichas prioritárias somente aos usuários que precisam atualizar essas informações e comparecem aos guichês de atendimento na sede do CadÚnico com o extrato de pagamento do Bolsa Família.
 
A secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, relembra que apenas as pessoas que receberam o comunicado de recadastramento, por meio do extrato de pagamento, devem procurar a sede do CadÚnico para realizar o procedimento. “Alertamos aos beneficiários do Bolsa Família que, apesar da prorrogação do prazo, não deixem para última hora para fazer a atualização cadastral. Estamos com atendimento especial para quem precisa se recadastrar, já para evitar o transtornos de filas no fim do prazo de recadastramento”, destacou Celiany Rocha.
 
Para fazer o recadastramento, o titular do cartão deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família, além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de seis anos, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para crianças menores com idade entre sete e 17 anos.
 
A sede do CadÚnico – localizada na Rua Barão de Atalaia, nº 753, no Poço – funciona de segunda a sexta-feira, das 7h até 14h. Os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Denisson Menezes também pode fazer o recadastramento no posto descentralizado do CadÚnico no CRAS. Mais informações pelo telefone 3315-3686.

Primeira Edição © 2011