Pacientes reclamam de dificuldades para realizar exames no PAM Salgadinho

Máquina para ultrassonografia está quebrada; também estão suspensos exames de eletrocardiograma e raio x

05/09/2014 07:09

A- A+

Redação

compartilhar:

Quem precisa realizar exames de saúde no PAM Salgadinho, unidade de Saúde municipal conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS), em Maceió, precisa ter paciência e contar com uma ajudinha da sorte.  Isso porque vários setores na área de exames estão sem funcionar, entre eles as ultrassonografias.

O paciente José Carlos é um dos prejudicados. Ele foi a Unidade na manhã desta sexta para realizar um exame de ultrassonografia, mas ao chegar ao local recebeu a informação que o aparelho está quebrado. “Eu estou com meu exame marcado pelo posto e não consegui fazer. Disseram que eu volte aqui na quinta-feira da próxima semana pra ver se vai funcionar. Enquanto isso a gente fica no caminho”, disse.

Procurada pela reportagem do Primeira Edição, a coordenação do PAM Salgadinho explicou que o equipamento usado para a realização de Ultrassonografias está quebrado e o só deve ser consertado num prazo de 15 dias. “Em até 15 dias o técnico vai consertar o aparelho e a realização de exames vai voltar ao normal”.

Embora seja um posto de saúde referencial na capital alagoana e o segundo maior posto de especialidade de média complexidade do país,o PAM Salgadinho possui apenas um equipamento de ultrassonografia para atender toda a demanda que chega a unidade.

Outros exames

Também estão sem funcionar o aparelho de eletrocardiograma e a máquina de raio X e não há previsão para a normalização dos serviços. Mas os problemas não param por aí. Quem necessita fazer colposcopia, exame ginecológico usado para diagnosticar inflamações e até câncer de colo do útero, está suspenso por falta de substância química usada no procedimento, o lugol.

Primeira Edição © 2011