Após fase de testes, SMTT implanta Onda Verde em outubro

03/09/2014 08:42

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

A sincronização nos semáforos de Maceió, já conhecida como Onda Verde, será implantada oficialmente a partir do dia 1º de outubro. E a fase de testes já deverá ser ampliada nas próximas semanas para outras vias de grande fluxo de veículos, a exemplo da parte baixa da capital.

O superintendente de Transportes e Trânsito, Tácio Melo, ressalta que a primeira etapa para implantação está sendo concluída com boa aceitação por parte dos condutores e o método tem dado maior fluidez ao trânsito.

A sincronia, prática adotada em diversas cidades do Brasil, é considerada bem sucedida. Em Maceió, a fase de testes foi iniciada no dia 20 de setembro nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, no período das 5h30 às 11h no sentido Tabuleiro – Centro e das 17h às 22h30 no sentido inverso.

De acordo com o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), após a conclusão desta primeira etapa, o próximo local que deverá receber a sincronização dos semáforos é a Avenida Gustavo Paiva (entre Cruz das Almas e Mangabeiras), levando a implantação do método à parte baixa da cidade.

“O método chega como mais uma iniciativa da Prefeitura de Maceió para melhorar a mobilidade urbana, que tem recebido atenção especial desde o início desta gestão. Com a sincronia, procuramos dar maior fluidez ao trânsito e fazer com que, em uma velocidade média de 50 km/h, o condutor consiga passar em todos os semáforos ainda no sinal verde. Antes, os semáforos de Maceió não eram sincronizados”, diz Tácio Melo.

O superintendente acrescenta que, durante a fase de testes, está sendo feita a contagem constante do fluxo de veículos. O planejamento e execução da sincronia também estão sendo avaliados.

Na página da Prefeitura de Maceió no Facebook, os usuários têm repercutido a implantação de forma positiva. Luciana Albuquerque classificou a ideia como “espetacular” e completou: “Trabalho e trafego todos os dias sentido Prado-Tabuleiro. O acesso está muito rápido”, disse. Já a seguidora Carminha Oliveira afirmou: “ando por vários bairros de Maceió e atesto que a Prefeitura está trabalhando como eu nunca vi antes”.

Na avaliação de Tácio Melo, o reconhecimento dos usuários é reflexo do compromisso do Executivo Municipal com a melhoria da mobilidade urbana. “Com os semáforos sincronizados, o tráfego de veículos vai fluir com mais agilidade, principalmente nos horários de pico. A proposta da SMTT é reduzir o tempo de deslocamento de carros e ônibus e, assim, beneficiar a todos”, conclui.

Primeira Edição © 2011