Samu recebe novas motolâncias para atendimento à população

Os veículos serão destinados ao atendimento rápido aos pacientes, principalmente, vítimas de trânsito.

15/08/2014 05:01

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebe nesta sexta-feira (15) quatro novas motolâncias. Os veículos serão destinados ao atendimento rápido aos pacientes, principalmente, vítimas de trânsito.
 
A solenidade da entrega das motolâncias será realizada no pátio da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF), que fica vizinho ao Samu, às 09h, no Farol, e contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, além de autoridades da área da saúde.
 
Desde que foi criado em janeiro de 2013, até julho deste ano, o serviço de motolância já realizou 633 atendimentos. O serviço, que atualmente conta com duas viaturas, funciona das 7h às 17h todos os dias.
 
“A principal vantagem deste tipo de viatura é que o motosocorrista chega ao local do acidente antes da ambulância, e logo o paciente é estabilizado clinicamente pelos profissionais”, explica o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado.   
 
Segundo o gerente, as motolâncias possuem os equipamentos semelhantes de uma USB  e  todo medicamento necessário para estabilizar o paciente clinicamente, sendo orientado pelo médico regulador que fica na Base do Samu. Lucas Casado informa ainda que todos os motosocorristas participaram de treinamentos específicos para realizar o atendimento.  
 
Aeromédico – Além das ambulâncias e das motolâncias, Alagoas é um dos poucos estados do País que oferece o serviço Aeromédico. O helicóptero fica à disposição da população nos casos mais graves de acidentes ou quando  é necessário transportar um paciente clínico para um hospital com especializações médicas mais avançadas. O serviço foi implantado em fevereiro de 2010 e até julho deste ano 633 pessoas já foram atendidas.
 
Alagoas também conta com 100% de cobertura do Samu, porque a cada 30 quilômetros tem uma base. Além das duas Centrais: Maceió e Arapiraca, o Samu possui 35 Bases Descentralizadas espalhadas em vários municípios alagoanos.

Primeira Edição © 2011