Beija-Flor fecha 1ª noite no Rio com Boni e grande elenco da Globo

03/03/2014 05:03

A- A+

Do Uol, em São Paulo

compartilhar:

A Beija-Flor fechou o primeiro dia de desfiles do Carnaval 2014 no Rio de Janeiro, já na madrugada desta segunda-feira (3), com a história da evolução da comunicação e uma homenagem ao empresário e publicitário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Vestido de Carlitos, em uma representação ao cinema mudo de Chaplin, ele levou o elenco da Rede Globo em peso para a avenida.

Amigos do ex-diretor geral da TV Globo foram convidados para desfilar no último carro, comandado por Jorge Fernando, atual diretor da emissora. A atriz Susana Vieira, que já havia desfilado nesta noite pela Grande Rio, voltou para a avenida.

O grande elenco se completou com Claudia Raia (madrinha da escola), Renato Aragão, Edson Celulari, Pedro Bial, Faustão, Miguel Falabella, o casal Luciano Huck e Angélica, Francisco Cuoco, Lima Duarte, Aracy Balabanian, Glória Menezes, Tarcísio Meira, Tony Ramos, Antonio Fagundes, Laura Cardoso, Milton Nascimento, Marília Gabriela, Regina Casé, Maitê Proença e Regina Duarte, entre outros.

Renato Aragão disse ao UOL que fez questão de participar da homenagem em nome da amizade. "Boni estava muito emocionado. A gente é amigo há muitos anos. Eu não poderia faltar, tinha que dar essa força. Ele tem tudo a ver com Carnaval, sempre foi muito carnavalesco". Faustão também ressaltou a importância do amigo. "Homenagem mais do que merecida. É o maior comunicador do Brasil".

Com um enredo confuso intitulado "Astro Iluminado da Comunicação Brasileira", na voz de Neguinho de Beija-Flor, a escola abordou a evolução da comunicação desde a Mesopotâmia e a primeira escrita, passando pela China e a criação do papel, até a Grécia e seus oratórios, e o mundo contemporâneo representado pela tecnologia e as redes sociais. Entre as épocas, houve homenagens a Bíblia, ao vinho e à gastronomia.

A Beija-Flor criou um aplicativo para receber fotografias do público no sambódromo e projetar as imagens no último carro alegórico, fazendo uma integração de televisão, redes sociais e internet. Chamado de TV Beija-Flor, um globo de LED de 4m de altura exibiu vídeos curtos de transmissão de jogos de futebol, novelas e espetáculos como o Rock in Rio e o Criança Esperança.

Primeiro dia de desfiles do Rio

O primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro começou com a Império da Tijuca. Após 18 anos no Grupo de Acesso, a escola voltou à elite do Carnaval confiante e alegre contando a história das raízes africanas da batucada brasileira. A bateria inspirada nas festas do congado e o refrão fácil ajudaram a despertar a Sapucaí.

Conhecida por reunir celebridades no time de musas e beldades, a Grande Rio foi a segunda escola a entrar na avenida. A agremiação abordou no enredo os 200 anos da cidade de Maricá (RJ), o que permitiu levar à avenida uma combinação inusitada: famosos, piratas, lobisomens, Darwin, um homem-bala e uma homenagem para a cantora Maysa, que foi moradora do local. Entre os famosos que marcaram presença na escola estavam Susana Vieira, Christiane Torloni, o casal Marina Ruy Barbosa e Klebber Toledo (no carro "Noites da Fazenda"), Mônica Carvalho, Roberta Rodrigues, Monique Alfradique e a ex-Fazenda Bárbara Evans.

A São Clemente veio na sequência mostrando as origens das favelas e dos sentimentos da comunidade. Para representar a ideia na avenida, a escola levou churrasquinhos na laje, piscinas de plástico e baile funk (com a presença de MC Marcelly e MC Serginho). Um contratempo foi enfrentado com o motor do carro abre-alas, que fez com que mais de 15 pessoas precisassem empurrar a alegoria. Houve certa tensão ao final da apresentação em relação ao tempo, mas a escola conseguiu fechar o desfile em 80 minutos --do limite de 82 minutos.

Um dos destaques do dia, a Mangueira brilhou na avenida contando as origens das principais festas brasileiras, mas um incidente com a cabeça de um boneco gigante, um esplendor caído em um carro e o tempo apertado causaram tensão nos minutos finais do desfile. Um pajé gigante que era transportado em uma das alegorias acabou batendo nas estruturas do sambódromo e perdeu parte do cocar que trazia. Tudo aconteceu em frente à última cabine de jurados --o que pode resultar em perda de pontos para a escola.

A Salgueiro levou para a Sapucaí um enredo "ecologicamente correto" para falar de natureza e dos quatro elementos naturais (água, terra, fogo e ar). A agremiação, no entanto, enfrentou problemas com pelo menos três carros. Por excesso de peso, o abre-alas apresentou defeito na embreagem e soltou muita fumaça na avenida. Um outro carro passou parte do desfile com suas luzes apagadas, e um terceiro também soltou muita fumaça na dispersão. Apesar disso, os incidentes não afetaram a evolução da escola, que fez seu desfile em 81 minutos.

Primeira Edição © 2011