Manifestantes marcam 3º ato contra a Copa do Mundo em São Paulo

Cerca de 3 mil pessoas confirmaram presença. No segundo ato, 262 dos mil participantes foram levados a delegacias

24/02/2014 13:42

A- A+

iG

compartilhar:

O terceiro ato contra a Copa do Mundo foi marcado para o dia 13 de março, às 18h, no Largo da Batata, zona oeste de São Paulo. O perfil do evento no Facebook, divulgado no domingo (23) registrava 3,5 mil confirmações de presença no início da tarde desta segunda-feira (24). O segundo ato, que ocorreu no sábado (24) e terminou em confronto com a polícia, tinha cerca de 13 mil confirmados. Mil participaram no protesto, segundo a Polícia Militar.

O protesto de sábado começou de forma pacífica por volta das 17h na praça da República. Mil policiais foram mobilizados. Eles acompanharam os manifestantes, que ocuparam as ruas aos gritos de "Não vai ter Copa", ao som de batucada, e com performances artísticas, em direção à rua Xavier de Toledo.Ali, o confronto começou. Policiais tentaram isolar black blocs.

Houve correria e quebra-quebra. Mascarados atacaram agências bancárias. Quebraram vidros e picharam as fachadas. A polícia lançou bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. Os integrantes da "tropa do braço" agrediram não só manifestantes, mas também jornalistas. Segundo balanço da PM, cinco policiais ficaram feridos - e dois dos 262 manifestantes detidos.

Primeira Edição © 2011