Comunicado da UFRJ tem 4 erros de português em três linhas

Universidade disparou um curto aviso no sistema interno com vários erros gramaticais, tais como “sugeito” e “indígno”, além de problemas de concordância

19/02/2014 14:15

A- A+

Exame

compartilhar:

São Paulo – A ideia era avisar os alunos para que não submetessem os calouros a trotes humilhantes, mas o comunicado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acabou se tornando uma compilação extensa – em um espaço curto - de erros de português, indo de problemas de grafia (“sugeito”) e acentuação (“indígno”) a faltas de concordância verbal e nominal. A universidade diz que o envio foi feito por engano.

O comunicado foi publicado no sistema interno da instituição nesta terça e corrigido horas depois, virando motivo de chacota de alunos nas redes sociais.

Veja abaixo alguns erros contidos em apenas três linhas de texto:

1) “Indígno”, em vez de indigno

2) “aquele que a promovem”, em vez de aqueles que a promovem

3) “sugeitos”, em vez de sujeitos

4) “às penalidade previstas”, em vez de às penalidades

Nem o nome do órgão interno responsável pelo comunicado escapou, saindo como “Sperintendência”.

Por meio da assessoria de imprensa, a UFRJ disse que “o e-mail foi disparado por engano, antes de o funcionário responsável conferir a redação. Logo depois do disparo, o informe foi reenviado com as devidas correções”.

A instituição clama aos alunos para prestarem atenção no teor da mensagem – que acabou em segundo plano diante do português tortuoso – e lembra que aqueles que se sentirem intimidados a participar de trotes podem entrar em contato com a ouvidoria pelo site www.ouvidoria.ufrj.br.

Primeira Edição © 2011