MPE/AL devolve mais dois computadores à Assembleia Legislativa de Alagoas

Máquinas já foram devolvidas à Casa de Tavares Bastos

27/11/2013 14:01

A- A+

Ascom MPE/AL

compartilhar:

O Ministério Público Estadual de Alagoas em está em ritmo acelerado nas investigações que apuram irregularidades na folha de pagamento da Assembleia Legislativa de Alagoas. Depois da propositura de uma ação cautelar, que culminou com o afastamento da atual Mesa Diretora da Casa de Tavares Bastos, a segunda etapa investigatória está focada na análise dos equipamentos e documentos apreendidos durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão que ocorreu no dia 01 deste mês, após determinação dos Juízos das 17ª e 18ª Varas da Fazenda Pública Estadual. Do total de computadores recolhidos, foram 18 ao todo, quatro já foram devolvidos aquele Parlamento, haja vista que foram identificados como sendo as máquinas que continham os arquivos necessários para a confecção da folha de pagamento do Legislativo. Todavia, após a Assembleia alegar que os referidos equipamentos não estão com o banco de dados necessário à elaboração da folha, outros dois, que foram reconhecidos por servidores da própria ALE/AL, serão encaminhados à Presidência do Poder Legislativo, no final da tarde de hoje.

A rapidez na devolução dos dois equipamentos foi assegurada, nesta quarta-feira (27), pelo promotor de Justiça José Carlos Castro, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público do MPE/AL, a Luciano Vieira, presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Alagoas. O sindicalista esteve na sede do Ministério Público para saber se as máquinas seriam, de fato, devolvidas em tempo hábil para a confecção da folha de pagamento. “Externamos a preocupação do MPE/AL em não prejudicar o recebimento dos salários, especialmente para aqueles servidores que, de fato, trabalham todos os dias. Por isso, estamos agilizando o espelhamento dos computadores para que possamos entregá-los à Assembleia tão logo o conteúdo seja copiado em sua integralidade”, explicou o promotor José Carlos Castro.

O promotor também informou que o Ministério Público não tem qualquer responsabilidade sobre o atraso para a confecção da folha. “No mesmo dia em que houve o cumprimento da medida cautelar na Assembleia, perguntamos aos servidores do setor financeiro quais seriam os computadores que armazenam as informações da folha de pessoal e tivemos o cuidado de separar tais máquinas e realizar, já de imediato, o espelhamento delas. Cumprimos o prazo determinado pela Justiça e, no último dia 14, entregamos os equipamentos. Entretanto, a Mesa interina alegou que aqueles não eram os computadores cujos dados estavam guardados. Assim, pedimos que dois servidores viessem ao MPE/AL para apontar quais seriam as máquinas corretas. Eles até vieram e apontaram duas CPUs. Entretanto, disseram não ter certeza de que se tratavam, aqueles, dos equipamentos corretos. Mesmo assim, estamos finalizando a cópia dos conteúdos e devolveremos os aparelhos”, garantiu José Carlos Castro.

A análise das máquinas

Técnicos estão realizando o espelhamento dos computadores e, após esses procedimentos, o conteúdo dos HDs será encaminhado ao Ministério Público. Todas as informações que constam nos equipamentos serão analisadas pelo grupo de 14 promotores que está participando das investigações.

Com exceção das quatro máquinas que foram devolvidas e das duas que serão entregues nesta quarta-feira, as outras 12 ainda permanecem sob a posse do MPE/AL. “Nossa intenção é copiar o conteúdo desses computadores o quanto antes. Não é objetivo da instituição ficar com os aparelhos por tempo indeterminado. Sabemos que eles são importantes para o andamento do trabalho administrativo daquela Casa”, disse o coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público.

José Carlos Castro também esclareceu que o espelhamento ainda não é análise do conteúdo. “A perícia é a fase seguinte. As cópias que estamos providenciando servirão de base para que possamos analisar o conteúdo armazenado”, declarou.

Primeira Edição © 2011