Comissão abre procedimento sobre acumulação de cargos de Afif

18/06/2013 07:18

A- A+

G1

compartilhar:

O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Américo Lacombe, afirmou nesta segunda-feira (17) que o colegiado abrirá procedimento preliminar para apurar se há conflito ético na acumulação dos cargos de ministro e de vice-governador de Guilherme Afif Domingos.

No último dia 8, – pouco mais de um mês após tomar posse como ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa –, Afif teve de ser exonerado temporariamente do cargo para assumir a função de vice-governador do estado de São Paulo, em razão de viagem internacional do governador Geraldo Alckmin. Ele foi renomeado na semana passada.

No procedimento preliminar, a comissão analisará o caso com base em informações previamente enviadas por Afif à pedido do colegiado. Ao final do procedimento, os conselheiros poderão arquivar o caso, aplicar uma advertência ou recomendar a exoneração do ministro.

Mais cedo, durante intervalo da reunião entre os conselheiros, Américo Lacombe disse que a situação de Afif está "muito mais ligado à Comissão de Ética do Estado de São Paulo". O relator do caso na comissão será Marcello Alencar de Araújo.

"O problema dele maior é muito mais lá, porque lá ele não tem cargo nomeado, tem cargo eletivo, ele não pode ser demitido pelo governador. Então, pode ser demitido [do cargo de ministro] pela presidente a qualquer momento, a presidente pode demitir com uma penada", afirmou Lacombe.

Primeira Edição © 2011