Primeiro semestre já registrou mil denúncias de agressões e abusos contra menores

Até Maio deste ano, já foram registrados aproximadamente mil casos através do Disque-Denúncia

04/06/2013 14:05

A- A+

Marcos Filipe Sousa

compartilhar:

Aproximadamente mil denúncias de abuso contra crianças e adolescentes foram registradas somente este ano em Alagoas. Maceió é a cidade que lidera a lista com 215, seguida de Arapiraca com 104 casos e São Miguel dos Campos com 29. Para reforçar a luta contra a situação, nesta terça-feira (4) é lembrado o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão.

Segundo o conselheiro tutelar da III e IV Região, Expedito Luís de Araújo, a população está sendo grande aliada na luta. “Graças a divulgação sobre o papel do Conselho Tutelar e o Disque 100, as pessoas tomaram coragem para denunciar”, disse.

Segundo ele, os agressores são geralmente parentes, como o pai ou padrasto: “A mãe ou avó é normalmente quem acaba vindo porque não aguentam mais as agressões”.

Sobre a situação das crianças que chegam ao conselho, Araújo explicou que depende do nível de agressão. “Tem menores que choram, outros que ficam calados e com a cabeça baixa. É preciso apoiar e recomeçar a vida dessa criança ou adolescente”, colocou.

O conselheiro ainda descreveu a rotina do local. “Somente hoje tivemos dois casos para resolver, em um deles foi confirmado o abuso e outro ainda estamos investigando. Diariamente recebemos ligações originárias do Disque Denúncia, outras dos nossos celulares ou pessoas que nos procuram aqui”, completou.
 

Primeira Edição © 2011