Prefeito da Barra de Santo Antônio é eleito presidente do consórcio de resíduos sólidos da região metropolitana

A próxima eleição será da região Sertão no dia 17 de junho, na AMA. As outras regiões estão agendando as eleições

03/06/2013 11:21

A- A+

Assessoria AMA

compartilhar:

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (03), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a eleição para diretoria executiva, biênio 2013-2015, do Consórcio de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana. O prefeito Rogério Farias, da Barra de Santo Antônio, foi eleito presidente. A próxima eleição é da região do sertão no dia 17 de junho.

O presidente eleito declarou a necessidade de se discutir um estatuto e convocará uma Assembleia Geral para implantação. Os demais prefeitos da diretoria são: Diretoria Administrativa - prefeito de Satuba, José paulino Acioly de Araújo; Diretoria Financeira - prefeito de Paripueira, Carlos Abrahão Moura; Diretoria de Fiscalização - prefeita de Rio largo, Maria Elisa; Diretoria Técnico - Jarbas Omena.

Reuniões técnicas

Desde abril, a AMA em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promove reuniões técnicas semanais para acompanhar e coordenar o andamento da formalização de consórcios públicos na área de resíduos sólidos.

Os encontros seguem o plano Estadual de Regionalização da Gestão dos Resíduos Sólidos, que dividem os municípios em 07 regiões. O estudo técnico para elaboração do plano levou em consideração a implementação dos sistemas de tratamento e da adequada disposição final.

O Presidente da AMA, Marcelo Beltrão, acredita que o consórcio é o principal caminho para cumprir a Lei dos Resíduos Sólidos, que determina que todos os municípios brasileiros tenham seus aterros sanitários até 2014.

Algumas regiões já estão bem avançadas na formalização do Consórcio, como a da região Sul, com o CONISUL, a região Norte, com o CONORTE e o baixo sertão com o CIGRES. As demais regiões estão em fase de assinatura do Protocolo de Intenções e de ratificação no Legislativo Municipal de cada município para a formalização do Consórcio.

Os municípios são divididos nas seguintes regiões: METROPOLITANA (Rio Largo, Messias, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Satuba, Santa Luzia do Norte, Pilar, Paripueira e Marechal Deodoro), AGRESTE (Arapiraca, Traipu, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Campo Grande, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Craíbas, Igaci, Coité do Nóia, Taquarana, Maribondo, Belém, Tanque D’arca, Palmeira dos Índios, Olho D’água Grande, Minador do Negrão, Quebrangulo e Estrela de Alagoas), ZONA DA MATA (União dos Palmares, Ibateguara, São José da Lage, Santana do Mundaú, Branquinha, Murici, Capela, Cajueiro, Atalaia, Pindoba, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Viçosa e Chã Preta), LITORAL NORTE (Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedra, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Flexeiras, Joaquim Gomes, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo, Jundiá, Novo Lino, Colônia Leopoldina, Campestre e Jacuípe), SERTÃO (Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Olho d´Água do Casado e Piranhas), REGIÃO SUL (Coruripe, Jequiá da Praia, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Roteiro, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Teotônio Vilela, Barra de São Miguel, Feliz Deserto, Penedo e São Brás), CIGRES (Olho D’água das Flores, Santana do Ipanema, Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Carneiros, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Belo Monte, Palestina, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Olivença, Major Isidoro, Dois Riachos, Cacimbinhas, Jaramataia e Batalha).

Primeira Edição © 2011