Bairro Vivo leva educação e cidadania ao Santos Dumont

Prefeito exaltou a relevância dos serviços de primeira ordem

25/05/2013 13:13

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Com população superior a 14 mil habitantes, o bairro de Santos Dumont recebeu na manhã deste sábado (25) as atividades de promoção à cidadania e urbanização do Projeto Bairro Vivo. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira e o vice, Marcelo Palmeira acompanhados da equipe do secretariado municipal acompanharam de perto a execução das ações do projeto.

O prefeito exaltou a relevância de trazer para os moradores serviços de primeira ordem essenciais de primeira a bairros pouco distantes dos órgãos públicos. “O Santos Dumont é um bairro próximo da divisa do município de Rio Largo. E a distância do Centro de Maceió, muitas vezes atrapalha a população. As ações de hoje refletem o cuidado que a prefeitura tem para garantir cidadania aos maceioenses, destacou o prefeito.

Diversos serviços foram disponibilizados, entre eles, ações de limpeza urbana, cadastro em programas federais de interesse social, valorização da cultura local, exames rápidos de Hepatite B e C, aferição de glicose e pressão alta e aproximação de políticas de qualificação profissional.

O prefeito e a equipe de governo visitaram as estruturas montadas para receber e atender a população. Treze secretarias e superintendências distribuíram as atividades nos espaços da Escola Municipal Manoel Pedro dos Santos, dentro dos átrios e salas de aula e fora da escola com tendas.

O palco montado pela Fundação Municipal de Ação Cultural encantou os moradores com as apresentações do grupo de Coco de Roda Pau de Arara da Pitaguinha. O espaço foi destinado também para o coro e banda formados por crianças da escola, a equipe da gestão conferiu a apresentação da música “Ponta de Lápis”. Dado o encanto, cantaram juntos e aplaudiram o espetáculo, que uma obra fruto do resultado do Programa Mais Educação.

Rui Palmeira pode prestigiar, ao lado da secretária de Educação, Ana Dayse Dórea, o saldo de superação e coletividade dos estudantes envolvidos. “A educação é componente fundamental na formação das crianças. Graças ao empenho de toda a equipe da escola, os alunos podem despertar novas aptidões, afastando-os do tempo ocioso”, frisou a secretária Ana Dayse.

A cultura nordestina foi reverenciada com o coco de roda, organizado pelo programa Escola Aberta que proporcionou aulas de capoeira que atraíram as crianças. A secretaria Esporte e o Lazer proporcionou a recreação das crianças na forma jogos educativos (xadrez e jogos de tabuleiro) e de Vôlei e Futebol. A arte, a contação de estórias e as oficinas de escultura em papel foram atrativos da Secretária Municipal de Educação.

Dentro da escola, a tenda montada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) elaborou uma pista lúdica, onde os participantes puderam aprender algumas regras básicas de comportamento no tráfego urbano. “As crianças são pedestres, portanto, fazem parte do trânsito e merecem total explicação de como é o funcionamento da malha viária”, disse Tácio Melo, superintendente da pasta. Também foram distribuídos jogos e panfletos educativos, em especial para as crianças, com a proposta de estimular a conscientização de um trânsito menos agressivo e mais solidário.

Na praça próxima da escola, o ônibus da Secretaria de Assistência Social atendeu os moradores para realização do cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), além de recadastramento no Programa Bolsa Família para quem estava com o benefício bloqueado.

Foram também feitas pré-inscrições nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e reforço de esclarecimentos sobre Carteira de Passageiro Especial e Cartão de Idoso. E para acentuar o mês de atividades houve panfletagem prevenção à violência e abuso sexual.

Ainda próximo da escola, uma tenda da Secretaria de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) atendeu à população. Segundo explicou o secretário Roberto Fernandes, a Seminfra trouxe a novidade de prestar esclarecimentos sobre o cuidado que deve ser tomado com o descarte de lixo e a manutenção das ruas. “Iniciamos nossa participação com a entrega de panfletos e palestras com o foque na educação das crianças”, disse o secretário.

João Vítor Ferreira (12) foi uma delas. Estudante do quinto ano, ele destacou a importância de levar tudo que aprendeu para o ambiente familiar. “Eu pude aprender que o lixo que alguém joga na rua pode causar alagamentos e que a minha rua tem que ser cuidada por mim por todos do bairro”, contou.

A educação ambiental foi reforçada também pela Secretaria de Limpeza Urbana. Conforme adiantou Rita Araújo, coordenadora de educação ambiental pasta, para facilitar a importância no tratamento de resíduos sólidos (garrafas PET, por exemplo), a Slum preparou uma programação especial. “Doze educadores ambientais vieram para palestrarem e também para promoverem uma oficina de artes a partir de material reciclado”, salientou.

O envolvimento com tema da educação ambiental também foi objeto de trabalho da Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). De acordo com Eva Moraes, coordenadora de educação ambiental da Sempma, os moradores tiveram a chance de receber mudas de plantas.

“É um trabalho gratificante. Além de alertar sobre o cuidado com a desmatação, a entrega de mudas servirá como lembrete da importância da conservação do meio ambiente”, declarou
Estiveram presentes os secretários: Mac Lira, da Habitação Popular, Renata Fonseca, das Finanças, Raphael Wong, de Proteção ao Meio Ambiente, Adriana Toledo, do Gabinete do Prefeito, Roberto Fernandes, da Infraestrutura, Ana Dayse Dórea, da Educação, Cristina Nolasco, da Semtabes, além dos superintendentes da Sima, Ib Brêda, Gustavo Novaes, da Slum, Tácio Melo, da SMTT e Dinário Lemos, da Coordenadoria da Defesa Civil (Comdec).

Fizeram-se presentes no Bairro Vivo os vereadores: Eduardo Canuto, Sílvio Camelo, Tereza Nelma, Silvânia , Fátima Santiago, Aparecida Augusta, Wilson Júnior, Dudu Ronalsa, Galba Novaes Neto e Guilherme Soares.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011