Laclim volta a atender pelo SUS a partir desta terça

Laboratório estava fechado por falta de pagamento aos fornecedores

16/04/2013 04:20

A- A+

Redação com assessoria

compartilhar:

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e o secretário municipal de Saúde, João Marcelo Lyra, visitaram nesta terça-feira (16), as instalações do Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim), que reabriu as portas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a capacidade de serviços disponibilizados pelo município no que diz respeito à realização de exames laboratoriais.

Quando a atual gestão assumiu, o Laclim encontrava-se sem prestar nenhum tipo de atendimento à população, pela falta de pagamento aos fornecedores. O laboratório sequer estava em condições de entregar os resultados de exames já realizados.

Depois de muito empenho, o Laclim retoma sua capacidade de funcionamento, assegurando a realização de exames nas áreas de hematologia, bioquímica, microbiologia, imunohormônios, uroanálise e parasitologia, a exemplo de baciloscopias, hemogramas – considerados carros-chefes dos exames laboratoriais – coagulogramas, toxoplasmose IGG e IGM, microalbuminúrias, prolactina e de progesterona, entre outros.

Jessica Pacheco

“Com nossa capacidade recuperada, teremos condições de realizar uma média de 150 a 200 coletas de exames por dia, otimizando e agilizando o necessário diagnóstico dos pacientes da rede pública de saúde”, afirmou a diretora do Laclim, Simone Garcia.

O Laclim, que funciona no PAM Salgadinho desde 2007, é o primeiro laboratório público do município, responsável por uma grande parcela de atendimento da demanda por exames, estes agendados pelas unidades de saúde dos bairros, através da Central de Regulação dos Serviços de Saúde em Alagoas (CORA). O laboratório disponibiliza, aos usuários do SUS, sete exames de hematologia, 21 de bioquímica, três de microbiologia, 19 de imunohormônios, um de uroanálise e um de parasitologia.

Jessica Pacheco

Paralelo ao atendimento que será retomado a partir desta terça-feira, o Laclim também vem garantindo agilidade ao atendimento das demandas dos pacientes que estão com procedimentos marcados dentro do mutirão de cirurgias programado pela Secretaria Municipal de Saúde, assegurando prioridade a esse público tanto na coleta quanto na entrega dos resultados.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011