Ouvidoria Ativa do SUS começa visitas em unidades de saúde a partir de hoje

08/04/2013 05:13

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Redação com assessoria

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A Ouvidoria do SUS em Maceió dará início, na próxima segunda-feira (08), ao modelo de atendimento de Ouvidoria Ativa. Durante os meses de abril e maio, toda equipe da ouvidoria visitará Unidades de Saúde da capital, com o objetivo de levantar informações sobre a satisfação dos usuários.

“Não vamos esperar que os usuários cheguem até a gente, nós é que vamos ao encontro deles. Esse é o trabalho de uma ouvidoria ativa. Queremos compreender o que se passa com cada usuário”, disse a ouvidora do SUS em Maceió, Josiene Barbosa.

Segundo ela, foi elaborado um questionário para tentar saber do usuário o que o levou àquela unidade e como ele avalia o atendimento que lhe foi prestado pelos médicos, enfermeiros e demais funcionários. “A qualificação de um bom atendimento para o usuário é uma prioridade da gestão do secretário de saúde João Marcelo Lyra”, afirmou Barbosa.

Contatos

Para oficializar suas reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios entre em contato com a ouvidoria municipal através do telefone: (82) 3315-5254 e do e-mail:ouvidoria@sms.maceio.al.gov.br.

Durante as visitas, a equipe da ouvidoria vai distribuir o material com as informações da ouvidoria do SUS em Maceió, com telefone e endereço eletrônico, para que o usuário possa entrar em contato e fazer críticas, assim como dar sugestões.

“Após a atuação de uma ouvidoria itinerante, iremos recolher os questionários e preparar um relatório gerencial, onde abordaremos os pontos críticos de cada unidade. Em seguida, encaminharemos para o secretário para que ele repasse às unidades responsáveis”, pontuou a ouvidora.

A Ouvidoria é responsável pelo acolhimento de demandas e fornecimento de respostas sobre reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios. Cumpre um papel também de ser um canal amplo de acesso aos usuários do SUS. Ouvidoria atua para atender a todos, sejam cidadãos, profissionais de saúde, gestores, conselhos de saúde, entre outros.

Todas as demandas recebidas são registradas em arquivos com assunto e ficha completa do reclamante ou denunciante. Para dar mais credibilidade ao serviço. a ouvidoria tem o cuidado de acompanhar todas as providências adotadas pelas coordenações.

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