No Senac Poço: atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Tipagem Sanguínea, PSA e os cuidados com a alimentação são alguns dos temas abordados.

08/04/2013 09:39

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, o Senac Alagoas promove nesta segunda-feira (8.4) uma série de atividades voltadas aos cuidados com a Saúde, entre elas: aferição de pressão arterial, avaliação do estado nutricional, orientação nutricional, orientação para a prevenção da hipertensão, orientação para alimentação adequada, quick massage, tipagem sanguínea e PSA (exame que detecta o câncer de próstata), e dicas de Saúde Bucal.

Na fila para o exame de tipagem sanguínea estava a estudante Dayane Cristina Barros, de 21 anos. “Até hoje não sei qual o meu tipo sanguíneo. Vou aproveitar a oportunidade”, disse ela. Os atendimentos, que estão sendo realizados no hall de entrada da Unidade Poço e no laboratório de Enfermagem da mesma unidade, são gratuitos e abertos à comunidade. Cerca de 55 alunos dos cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Nutrição e Dietética, e Técnico em Análises Clínicas, sob a supervisão das instrutoras Silvia Dias, Karine Ataíde, Marcela Jardim e Somaya Micheline, se revezam para atender aos visitantes. “É uma troca de experiência muito rica. Além das orientações, os alunos colocam em prática a teoria de sala de aula”, destaca a instrutora Silvia Dias.

Este ano, a Organização Mundial da Saúde alerta para a importância do controle da pressão arterial. De acordo com o órgão, a chamada hipertensão (pressão alta) constitui um problema de saúde pública, já que contribui para a maioria dos casos de doença cardiovascular, derrame, falência dos rins, invalidez e morte prematura. Dados da organização indicam que mais de uma em cada três pessoas têm pressão alta, um quadro prevenível e tratável.

Reduzir a ingestão de sal é uma das formas de combater o risco de desenvolver pressão alta. “Precisamos encontrar alternativas para temperar os alimentos, por exemplo. Tudo com moderação é possível”, destacou a instrutora Marcela Jardim, ao mostrar as opções levantadas pelos alunos, estes que distribuíam uma receita de sal com ervas, promoviam a degustação de pão de ervas e panfletavam sobre como prevenir a pressão alta. “Para as pessoas saudáveis, a dose máxima de sal recomendada pelo Ministério da Saúde é de 5 g por dia, o que equivale a 2.000 mg de sódio. Um prato de macarrão instantâneo tem, em média, 1.800 mg de sódio. Essa má alimentação justifica a grande quantidade de jovens hipertensos”, alerta a Marlene Custódio, aluna do curso Técnico em Nutrição e Dietética do Senac Alagoas.

As atividades do Senac Alagoas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde encerram-se às 12h30 e serão retomadas às 19h.

Primeira Edição © 2011