Sesau adquire 62 pulverizadores de combate à dengue

14/03/2013 07:05

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) adquiriu 62 pulverizadores motorizados costais. O equipamento será distribuído para municípios do interior do Estado e deve ser utilizado para combater o mosquito transmissor em aéreas de difícil acesso e em regiões com baixa densidade populacional.

Os pulverizadores foram adquiridos através de uma parceria com o Ministério da Saúde, sendo 50 comprados pelo governo estadual e 12 enviados pela gestão federal. “Para isso, a Sesau investiu mais de R$ 1.800 por equipamento, demonstrando o compromisso do secretário Jorge Villas Bôas com o combate à dengue em Alagoas”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto.

De acordo com o coordenador estadual de tratamento a Ultrabaixo Volume (UVB), Jorge Simões, os novos pulverizadores serão manejados por técnicos treinados e receberão da Sesau todos os equipamentos de proteção necessários para a aplicação segura dos agentes químicos. O material de proteção incluem capacetes, máscaras, protetores auriculares, óculos de proteção, macacões, luvas e botas.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, lembrou que a utilização dos pulverizadores não substitui a prevenção. “A utilização do equipamento responde a critérios técnicos muito específicos e apenas mata o mosquito adulto. O trabalho de prevenção ainda é a principal arma contra a proliferação da doença”, destacou, informando, que a distribuição para os munícipios obedecerá a critérios técnicos, que envolvem a vulnerabilidade da região ao mosquito e obedecerá a capacitação de funcionários e dados da doença em Alagoas.

Já a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, disse ainda que a distribuição acontecerá principalmente entre os 19 municípios considerados prioritários em casos da dengue. As cidades selecionadas, determinadas por estudos realizados pela Sesau, são: Maceió; Arapiraca; Barra de Santo Antônio; Barra de São Miguel; Coqueiro Seco; Delmiro Gouveia; Maragogi; Marechal Deodoro; Messias; Palmeira dos Índios; Paripueira; Penedo; Pilar; Rio Largo; Santa Luzia do Norte; Santana do Ipanema; Satuba; Teotonio Vilela e União dos Palmares.

“A escolha dessas cidades como prioritárias não impede a imediata ajuda do governo estadual a qualquer município que se encontre em situação de epidemia de dengue”, disse Cleide.

Pulverização - A pulverização é feita com a utilização de um equipamento manual, que pesa 18 kg, sendo destinada à eliminação dos mosquitos adultos infectado. Neste procedimento, o profissional, devidamente treinado e trajando todos os equipamentos de proteção, lança um composto químico diretamente sobre as residências e áreas com registro da infecção. “Não podemos correr o risco de o mosquito adquirir resistência ao produto químico, por isso o uso do equipamento deve obedecer a critérios técnicos”, disse Jorge Simões.

Boletim - Até o dia 11 de março deste ano, 73 dos 102 municípios alagoanos notificaram 792 casos suspeitos de dengue o que não descarta a ocorrência de casos inclusive nos demais municípios. Em relação ao mesmo período de 2012, com 3.352 casos, esse número indica uma redução de 76,37% do número de casos de dengue.

Foram registrados 23 casos suspeitos das formas graves da dengue distribuídos nos municípios de Atalaia, Arapiraca, Boca da Mata, Estrela de Alagoas, Maceió, Mata Grande, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Pilar, Rio Largo, Santana do Ipanema e União dos Palmares, representando uma redução de 75,79% comparada ao ano de 2012, com 95 casos.

“Fato que não nos deixa confortáveis, pois com aumento das chuvas e altas temperaturas o número de casos tende aumentar”, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, informando que, ainda este mês, a Sesau irá lançar uma campanha para orientar a população sobre os cuidados para evitar a dengue. 

Primeira Edição © 2011