Especialista esclarece dúvidas sobre clareamento dental

13/03/2013 13:08

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Charlie Chaplin uma vez disse: “um dia sem um sorriso é um dia desperdiçado”. Ele também foi inspiração para uma frase do célebre artista plástico Andy Warhol quando afirmou que gente de sorriso bonito o fascinava. “Você tem de se perguntar o que as faz sorrirem tão bonito”, explicou. De fato é uma das curvas mais bonitas do corpo humano e, para alguns, considerado até o ‘cartão de visita’.

Mais do que representação de sentimento, o movimento provocado pela boca em parceria com os dentes tornou-se um recurso estético: quanto mais branco, melhor.

Moda entre os astros e estrelas do cinema e da televisão, clarear os dentes passou a ser também desejo de anônimos ao redor do mundo. A odontóloga do Hapvida Saúde, Maria do Socorro Amaral esclarece algumas dúvidas sobre este procedimento e alerta para os alimentos que, se consumidos, podem quebrar o efeito.

O que é o clareamento dental?
É o processo pelo qual se tem como objetivo final o branqueamento (clareamento) dos elementos dentais.

Quais motivos levam o paciente a recorrer ao clareamento?
O método é cogitado quando o paciente não está satisfeito com a coloração dos seus dentes, ou quando há a presença de quaisquer tipos de alteração que possam ser resolvidas ou pelo menos minimizadas pela ação do clareamento dental.

Qual a periodicidade indicada para reaplicação?
Assim como a necessidade de refazer o tratamento, a periodicidade vai variar de paciente para paciente, de acordo com seus hábitos.

Qualquer pessoa pode fazer? É recomendado a partir de qual idade?
O procedimento não é indicado para todos os pacientes, existem restrições. Recomendado a partir da fase adulta, quando os elementos dentais estiverem completamente formados.

Quais os cuidados que um paciente que clareia dos dentes deve ter?
O paciente deve ter cuidado com substâncias e alimentos que possuam corantes e com os efeitos do cigarro. Deve ser evitado o consumo de alimentos com alta concentração de corantes, como: vinho, chocolate, achocolatado, refrigerantes a base de cola, uva e derivados, entre outros.

Em qual parte do dente a substância é aplicada? O branqueamento fica uniforme?
O clareamento dental não se dá no esmalte, mas sim na dentina (a qual determina a cor do elemento dental), caso haja alguma alteração na formação do elemento ou presença de algumas manchas, a depender da origem elas podem sim sofrer influência do material clareador, ficando mais evidente e destacar.

Pode causar algum dano ao paciente?
Se realizado de forma incorreta e sem a indicação do profissional, sim.

Existe algum tipo de paciente impossibilitado de clarear os dentes?
Sim. Aqueles que apresentam extrema sensibilidade, exposição da dentina ou pacientes alérgicos aos componentes do gel clareador.

Primeira Edição © 2011