Dia Mundial do Rim alerta para a prevenção

Diabetes e hipertensão estão entre as principais causas da perda renal. Doença já acomete quase 10 milhões de brasileiros

12/03/2013 13:37

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Março de 2013 – A perda da função renal pode acarretar sérios riscos à saúde. Atualmente, quase 10 milhões de brasileiros têm alguma disfunção renal e mais de um milhão de pacientes no mundo estão em programa de diálise, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

A hipertensão arterial (35,2%) e diabetes (27,5%) são as principais causas desta doença. Estima-se que existam no Brasil 35 milhões de hipertensos e 7 milhões de diabéticos.

“Estas doenças podem levar o paciente à perda da função dos rins e, consequentemente, a diminuição da capacidade de filtração das impurezas do nosso organismo”, explica Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho, presidente da Pró-Rim.

Segundo Dr. Hercílio, uma das principais medidas preventivas de combate à disfunção renal em portadores de diabetes e hipertensão é o controle do nível de açúcar no sangue e pressão arterial, além do colesterol e triglicerídeos nos níveis desejados.

A realização de exames de urina, glicemia e de creatinina também são importantes. Excluir o fumo, mudanças de hábitos como combater a obesidade, atividades físicas e uma dieta saudável também são essenciais para a saúde e longevidade.

“Diabéticos e hipertensos com suspeita de doença renal devem consultar um nefrologista. O profissional pode indicar medicamentos que visam retardar a lesão renal, bem como ajustar a dose dos remédios e também evitar aqueles que poderiam prejudicar a função renal”, complementa o presidente da Fundação.

Dia Mundial do Rim – 14 de março
Anualmente é comemorado o Dia Mundial do Rim. Este ano, será celebrado em 14 de março e a principal mensagem da comunidade cientifica especializada é atentar a população sobre as questões relacionadas à Doença Renal Crônica (DRC) e educar sobre como se prevenir desta epidemia silenciosa. “A doença renal crônica é considerada um problema de saúde pública. Na última década, houve um aumento de mais de 100% no número de pacientes nas clínicas de diálise. Nosso propósito é mostrar à população que com hábitos saudáveis e realização dos devidos exames é possível se prevenir”, finaliza Dr. Hercílio.
Para saber mais sobre a doença renal acesse o hotsite: www.diamundialdorim.com.br

Sobre a Fundação Pró-Rim (www.prorim.org.br) - A Fundação Pró-Rim é uma entidade sem fins lucrativos com 25 anos de atuação. Realiza tratamento de doenças renais crônicas e possui unidades em Santa Catarina e Tocantins. Está entre as 10 instituições que mais realizam transplantes no país e foi a primeira unidade de hemodiálise de SC a receber o nível máximo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Pelo quarto ano consecutivo foi eleita pela Revista Exame, como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Primeira Edição © 2011