Médico defende vacinação precoce para evitar câncer do colo uterino

11/03/2013 05:20

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A cada 2 minutos uma mulher é diagnosticada no mundo com câncer de colo do útero. No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados em 2013 nada menos que 17,5 mil novos casos de câncer deste tipo em mulheres. O colo do útero é a porção inferior e estreita do útero, que une o órgão à vagina e tem como função proteger a cavidade pélvica de agentes patogênicos.

Alagoas também reflete os números do INCA. Segundo o Registro Hospitalar de Câncer (RHC) da Santa Casa de Maceió, entre 2000 e 2011 o câncer de colo do útero liderou a lista das dez neoplasias mais freqüentes no período com 3030 casos, superando o câncer de mama, que no período verificou 2.570 casos. “Vale destacar que os números do RHC refletem com fidelidade a realidade alagoana e mostram a excelência da instituição também quanto à estatística sobre o câncer”, disse o mastologista e oncologista da Santa Casa de Maceió, João Aderbal

Mas, como prevenir o câncer do colo uterino? João Aderbal aponta dois caminhos: a realização periódica de exames como o papanicolau, disponíveis em postos de saúde e consultórios particulares, e a vacina em massa contra o vírus HPV, um dos principais responsáveis pelos casos de câncer do colo uterino.

A vacina deve ser administrada entre os 12 e 16 anos, o que não dispensa as consultas periódicas ao ginecologista e o exame papanicolau. Mas, se a solução é simples o que explica os altos números de cancêr neste órgão feminino?

“O primeiro fator é o preço da vacina que pode prevenir o vírus do HPV. Três aplicações da vacina custam, na rede privada, entre R$ 750,00 e R$ 1.200,00. Esse alto custo vem dificultando a vacinação massiva. A questão é que se o governo não investir em prevenção agora terá que arcar no futuro com o custo do tratamento do câncer, que é igualmente alto. Ou seja, sai mais barato prevenir do que remediar”, argumentou o especialista.

O câncer de mama já supera o colo uterino nas estatísticas. Segundo o RHC, em 2011 a Santa Casa de Maceió registrou 205 novos casos de câncer de mama contra 189 do colo do útero.

Primeira Edição © 2011