Sesau capacita municípios para Sistema de Relatório de Gestão do SUS

Atividade acontece nestas segunda e terça-feiras, na sala de treinamento da Coordenadora Setorial de Gestão de Informática do órgão

08/03/2013 09:19

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Assessoria

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Conhecido como SargSUS, o Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão do Sistema Único de Saúde é uma ferramenta essencial para que estados e municípios façam seu monitoramento e avaliação. Para auxiliar na utilização do instrumento, a Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) realiza, na próxima semana, uma capacitação sobre o tema.

A atividade começa na segunda-feira (11), com as 56 cidades da 1ª Macrorregião da Saúde. Já na terça (12), o evento terá como público as 46 administrações municipais da 2ª Macrorregião. A oficina acontece das 8h às 12h e das 13h às 16h, na sala de treinamento da Coordenadora Setorial de Gestão de Informática (CSGI) da secretaria.

A capacitação será ministrada pela coordenadora do SargSUS na Sesau, Neila Neves, que vai mostrar todos os itens do sistema. Segundo ela, o instrumento ajuda estados e municípios a montar seus relatórios de gestão. “Ele funciona como uma prestação de contas, onde são discriminados não só os recursos utilizados, mas também as ações realizadas”, diz.

Neila destaca que, este ano, as administrações têm até o próximo dia 30 de março para elaborar o documento e preencher a ferramenta. “Esse preenchimento deve ser feito uma vez por ano e, caso não aconteça, tanto as unidades federativas quanto as cidades podem sofrer sanções do Ministério da Saúde, como o corte no repasse de verbas”, acrescenta.

A diretora de Planejamento Estratégico da Secretaria de Saúde, Alice Ataíde, explica que o objetivo do órgão é manter o bom desempenho registrado em 2012. “No ano passado, apenas três municípios não enviaram seus relatórios. Isso foi um avanço muito grande em relação ao planejamento, pois, em outras épocas, esse índice já chegou a 30%”, expõe.

O relatório deve ser elaborado pelos responsáveis pelo setor de planejamento das secretarias e, para isso, durante a oficina serão cadastrados os técnicos de municípios que tiveram mudanças na gestão. O documento ainda é apreciado pelos Conselhos Estadual e Municipais de Saúde, que também precisam estar cadastrados no SargSUS.

SargSUS

O Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão traz uma série de contribuições tanto para gestão quanto para o controle social. O objetivo é fornecer a estados e municípios um instrumento informatizado que facilite a elaboração e o envio do Relatório Anual de Gestão, utilizando dados que podem qualificar o monitoramento e a avaliação.

O SargSUS também viabiliza uma base de dados para armazenar e disponibilizar informações estratégicas, possibilitando aos gestores o cumprimento dos prazos legais de aprovação do RAG nos respectivos Conselhos de Saúde, bem como a geração de relatórios, facilitando a avaliação de desempenho deste processo da gestão do SUS.

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