Falta de médicos: conselho vai comunicar caos ao Ministério da Saúde

Conselho Regional de Medicina de Alagoas vai enviar relatório sobre crise em Alagoas ao Ministério Público Estadual e ao Federal

20/02/2013 08:40

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas, Fernando Pedrosa, disse hoje (20) durante entrevista coletiva para a imprensa que vai enviar ao Ministério da Saúde um relatório com os principais dados do caos na saúde em Alagoas. O documento vai conter informações sobre a falta de médicos, ocupação dos principais hospitais públicos do Estado e outras dificuldades como, por exemplo, a falta de insumos para o atendimento aos pacientes.

Pedrosa disse ainda que o relatório será entregue ao Ministério Público Estadual e ao Federal para que providências sejam tomadas pelos órgãos competentes. O médico não divulgou a data do envio dos dados.

A coletiva nesta quarta-feira foi convocada após a repercussão da divulgação do estudo do Conselho Federal de Medicina que aponta falta de médicos em Alagoas. Segundo dados do estudo, no Estado, existem 3.921 médicos para atender uma população de mais de 3 milhões de habitantes. Uma média de 1,24 médicos para cada mil pessoas. Conforme a pesquisa, a média nacional é de dois médicos para mil habitantes.

Além do impacto da divulgação dos dados, Pedrosa falou sobre a greve dos médicos que já dura mais de dois meses e ainda não tem previsão para o fim. “Os médicos estão certos. Mesmo com a decisão de ilegalidade da greve. Nós não temos a obrigação de estar vinculado ao poder judiciário para concordar com ilegalidade da paralisação”, ressaltou.

Questionado sobre o que pode ser feito para a resolução da crise, Pedrosa apontou a pressão popular com uma forma de apoio a fim de que o Governo tome decisões e medidas concretas.“A população precisa se unir aos médicos e pedir ao Governo melhorias. Toda ajuda será bem vinda”, disse.

Primeira Edição © 2011