Santa Casa de São Miguel dos Campos é habilitada para ofertar serviço de nefrologias

19/02/2013 08:34

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Depois de ter sido aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Alagoas, o Serviço de Nefrologia da Santa Casa de São Miguel dos Campos foi habilitado na última sexta-feira (15), pelo Ministério da Saúde (MS). Graças aos esforços da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o novo serviço irá possibilitar que 114 pacientes possam realizar o tratamento de hemodiálise na região em que residem.

Isso significa dizer que os pacientes não terão mais que se deslocar para Maceió, agilizando o tratamento e proporcionando maior comodidade, já que o procedimento é extremamente invasivo. O novo serviço irá funcionar a partir do próximo dia 11 de março, em um prédio moderno, que atende as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o diretor administrativo da Santa Casa de São Miguel dos Campos, Jairo Clementino, o prédio que irá sediar o Serviço de Nefrologia foi construído com recursos próprios, da ordem de R$ 1,6 milhão. A direção da unidade também investiu R$ 1 milhão para adquirir 20 máquinas de hemodiálise, comprar o mobiliário e um gerador.

“Nossa pretensão é trabalhar para que em dois anos possamos tornar o serviço habilitado para a realização de transplante de rim. Com isso, nosso Centro de Nefrologia, que já é o mais moderno do Estado, será referência para o País”, destacou o diretor administrativo da Santa Casa de São Miguel dos Campos.

O serviço irá atender moradores dos municípios de Roteiro, Boca da Mata, Anadia, Campo Alegre, Teotônio Vilela e Junqueiro. A unidade irá funcionar nos três turnos, visando atender a todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que residem na região.

Diagnóstico – Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o novo Centro de Nefrologia irá possibilitar que o tratamento dos pacientes dos SUS seja humanizado, já que a unidade estará próximo dos usuários. “O Centro estará pronto para também realizar o diagnóstico de problemas renais, já que será disponibilizado serviço ambulatorial. Com isso, iremos evitar que algumas pacientes venham a necessitar de hemodiálise, graças ao diagnóstico precoce”, destacou.

Primeira Edição © 2011