Banho com sabonete antibacteriano protege bebês de infeccção

10/02/2013 11:05

A- A+

UOL

compartilhar:

Crianças doentes geralmente tomam mais banhos por conforto do que por qualquer razão médica. Mas um novo estudo revelou que um banho com sabonete antibacteriano pode reduzir o risco de bacteremia, uma infecção no sangue que pode ser fatal.

O estudo foi realizado em duas UTI (unidades de terapia intensiva) em cinco hospitais, sendo que em uma os funcionários davam banhos nas crianças com sabonete comum e água, enquanto que na outra a equipe usava panos com clorexidina, um antisséptico amplamente utilizado.

Em seguida, as unidades inverteram os procedimentos durante os seis meses seguintes. Mais de quatro mil crianças foram hospitalizadas por pelo menos dois dias em todas as unidades combinadas.

O relatório, publicado no periódico The Lancet, encontrou uma redução de 36% na incidência de bacteremia em crianças banhadas com clorexidina.

"Nós usamos uma substância facilmente disponível e algo que nós já estávamos fazendo – dando banhos – e juntamos as duas coisas para mostrar que isso reduz a infecção", disse Aaron M. Milstone, principal autor do estudo e professor assistente de pediatria na Universidade Johns Hopkins. "Não é novidade, e não é atraente. Mas funciona.", completa.

Primeira Edição © 2011