Vigilância Sanitária Estadual intensifica fiscalização no Carnaval

06/02/2013 07:45

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Em sua 7ª edição, a campanha Alimentos Seguros - Vida Saudável vai percorrer, durante todo o Carnaval, os municípios alagoanos que mais recebem foliões. Realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Divisa/Sesau), a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população local, além dos turistas visitando Alagoas.

A ação vai passar pelas cidades de Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Jequiá da Praia, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe. Também serão visitados os povoados de Barra de Camaragibe, Pontal de Coruripe, Francês, Barra Nova, Ilha de Santa Rita e Massagueira.

As equipes pretendem sensibilizar quanto à importância de manter uma alimentação livre de perigos à saúde nessa época do ano. Iniciada no período pré-carnavalesco, a atividade se concentrará em restaurantes, barracas de praia e ambulantes e vai contar com a parceria das Vigilâncias Sanitárias municipais, que também averiguarão a situação dos locais.

Os fiscais observarão o aspecto do manipulador – vestimenta, touca, unhas –, as condições de higiene dos utensílios e a manipulação por parte dos ambulantes. Além disso, serão avaliados ainda a temperatura de armazenamento de produtos perecíveis, a comercialização de líquidos em embalagens inadequadas e o óleo para fritura de petiscos e outros alimentos.

Segundo o diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra Nunes, a iniciativa também vai conscientizar a população quanto aos riscos de doenças. “Temos a proposta de divulgar os riscos sanitários, promovendo o conhecimento da população sobre os processos de transmissão de doenças que os alimentos contaminados podem propagar”, esclarece.

Mais de 250 tipos de doenças podem ser transmitidas por meio de alimentos – a maioria infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, mais de dois milhões de pessoas morram por enfermidades diarreicas.

“Esta campanha é de fundamental importância como estratégia na comunicação do risco, pois evitará casos como esses e aumentará a capacidade do cidadão escolher, entre as opções existentes no mercado, aqueles alimentos que ofereçam menos riscos, bem como de exigirem seus diretos e atuarem como parceiros do poder público”, destaca Paulo Bezerra.

Durante a ação, serão distribuídos leques e panfletos contendo instruções sobre o consumo de alimentos seguros, além de sacolinhas de lixo, contribuindo para a divulgação das informações. Para atingir um público ainda maior, a atividade também está sendo veiculada em emissoras de TV, rádios locais e em outdoors.

Bebidas - Além dos cuidados com a alimentação segura, este ano a campanha será focada ainda na Lei nº. 7.329/12, que dispõe sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. As ações foram iniciadas no último mês de julho e passaram por bares, restaurantes, postos de combustíveis, lojas de conveniência e supermercados.

Plantão - Durante o Carnaval, a Vigilância Sanitária também vai trabalhar em regime de plantão para receber denúncias dos foliões. O serviço será disponibilizado a partir de sexta-feira (8) das 19h até uma hora da madrugada do sábado (8) e das 7h às 19h nos dias 9, 10, 11 e 12. As reclamações poderão ser feitas pelos telefones 3315-3779, 3315-1487 e 3315-6691 ou na sede do órgão (Rua Sete de Setembro, nº 50, Centro – Maceió).

“Teremos servidores de plantão para receber as denúncias e repassá-las para os fiscais que estarão circulando pelas cidades, que ficarão responsáveis por averiguar os fatos”, explica o diretor, lembrando que a Vigilância Sanitária pretende estender a iniciativa ao longo de todo o ano de 2013, intensificando-a em épocas festivas, como Semana Santa, São João e Natal.
 

Primeira Edição © 2011