Associações pedem ao TJ análise de recurso de militares detidos no Baldomero

Militares foram transferidos do Presídio Militar para o Presídio Baldomero Cavalcanti

11/01/2013 04:21

A- A+

Redação com assessoria

compartilhar:

Nesta quinta-feira (10) o advogado Anaxímenes Fernandes que representa a Associação de Cabos e Soldados (ACS/AL), bem como a Associação dos Subtenentes e Sargentos (ASSMAL) esteve no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para solicitar do seu presidente, José Carlos Malta Marques, a análise do recurso a favor da transferência dos PMs para uma unidade militar. O juiz que recebeu o advogado e os representantes das associações foi Diógenes Tenório.

De acordo com Anaxímenes Fernandes, foi republicado o despacho no dia 2 de janeiro deste ano em favor da transferência dos militares, como também foi dada a entrada no recurso e o pedido é para que seja analisado pelo presidente do TJ/AL. “O TJ determina que o militar fique detido no quartel, mas até agora nada foi feito. Eles estão lá no Baldomero há um ano em situação difícil, declarou.

Segundo o juiz Diógenes Tenório, não se pode jogar o militar no sistema prisional para que ele fique perto de bandidos. “Se o estado não faz um presídio militar, a culpa não é dos PMs”.

O juiz disse ainda que vai levar a reivindicação ao presidente do TJ/AL a fim de dar celeridade a resolução do caso.
 

Entenda o caso

A decisão de transferência dos policiais para o Presídio Baldomero Cavalcanti ocorreu após a demolição do Presídio Militar em 19 de dezembro de 2011, que funcionava no Trapiche da Barra. Segundo os líderes militares a transferência foi considerada precipitada e desde então estão lutando na justiça para reverter à situação dos PMs.

Primeira Edição © 2011