Nova cúpula do Judiciário alagoano toma posse nesta quinta

Presidente Sebastião Costa Filho transmite cargo em solenidade no Pleno da Corte, às 17h

02/01/2013 15:59

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, transmite seu cargo ao desembargador José Carlos Malta Marques, eleito presidente da Corte de Justiça para o biênio 2013/2014, na tarde desta quinta-feira (03), em solenidade que começa às 17h, no prédio-sede do TJ, na Praça Deodoro, centro da capital.

Na ocasião também serão empossados os desembargadores Tutmés Airan de Albuquerque e Alcides Gusmão da Silva, eleitos vice-presidente e corregedor-geral da Justiça, respectivamente. Às 16h, a nova cúpula diretiva do Poder Judiciário de Alagoas concede entrevista coletiva à imprensa alagoana.

O novo chefe do Judiciário, desembargador José Carlos Malta Marques, chega à presidência da Corte estadual, depois de trinta e três anos de carreira, sendo vinte e sete deles como promotor de Justiça do estado de Alagoas, seis anos como desembargador do TJ/AL, ocupando uma vaga pelo quinto constitucional.

O trabalho do novo presidente é credenciado pelas atividades que exerceu ao longo de sua carreira, assumimos cargos no Ministério Público Estadual como procurador-geral de Justiça e corregedor-geral substituto. Já no Poder Judiciário, exerceu as atividades judicantes na 1ª Câmara Cível e Câmara Criminal do TJ/AL, foi diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e esteve à frente da Corregedoria geral da Justiça (CGJ), no biênio 2010/2011.

Currículo

Nasceu no dia 13 de janeiro de 1949, na cidade de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas. Em em 1975, formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Em 1999, especializou-se em Direito Constitucional na UFAL. Em 1979 foi aprovado no concurso público para promotor de Justiça do estado de Alagoas, foi procurador-geral de Justiça e corregedor geral substituto do MP. Em 2006, ascendeu ao desembargo por meio do quinto constitucional. No Judiciário exerceu as funções de diretor-geral da Esmal e corregedor geral da Justiça.

Tutmés Airan de Albuquerque

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas desde 2009 pelo quinto constitucional, Tutmés Airan de Albuquerque Melo nasceu no dia 18 de julho de 1962 na cidade de Arapiraca. Graduou-se bacharel de Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especializado em Ciências Jurídicas pela UFAL e possui mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Alcides Gusmão da Silva

Alcides Gusmão da Silva chegou ao cargo de desembargador pelo critério do merecimento, assumindo o posto em 26 de janeiro de 2009, após 23 anos de atuação na magistratura. Natural de Maragogi, é formado em Direito e em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Seu ingresso na magistratura ocorreu em 1986, como juiz substituto da comarca de Traipu.

Primeira Edição © 2011