Número de crimes violentos reduz em 30%, aponta governo

29/12/2012 06:54

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

As ações de combate à criminalidade em Alagoas nos seis meses conseguiu reduzir em quase 30% o número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) em Maceió. Em Alagoas, a redução acumulada nos 180 dias de implantação do programa Brasil Mais Seguro é de cerca de 15%, em relação ao mesmo período de 2011. Com essa queda na curva da violência foram poupadas 166 vidas este mês em todo o Estado, enquanto que em Maceió 111 vidas foram preservadas no período.

O balanço de seis meses do Brasil Mais Seguro foi apresentado nesta sexta-feira (28), durante a reunião do GGI-E (Gabinete de Gestão Integrada Estadual), com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

“Os números referentes ao combate à criminalidade são animadores; vamos manter esse trabalho integrado para que possamos avançar ainda mais em 2013”, ressaltou o governador Teotonio Vilela, parabenizando o trabalho que vem sendo feito por toda equipe da Secretaria de Defesa Social, em parceria com o Ministério da Justiça.

O ministro José Eduardo Cardozo destacou a celeridade e a eficácia com que Alagoas conseguiu reverter os índices da criminalidade. “Foi um trabalho muito bem feito. Estão todos de parabéns. Neste segundo momento, é a hora de mostrar para todos que Alagoas venceu a violência e é um local seguro. Passar para todos essa sensação de segurança e que não há mais espaço para impunidade neste Estado”, frisou.

Durante a apresentação dos números do Brasil Mais Seguro, a secretária Regina Miki destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Força Nacional em Alagoas, que somente em dezembro conseguiu prender, desde a implantação do programa, 356 pessoas, fazer mais de 109 mil abordagens e apreender 45 quilos de drogas.

“Outro destaque que é preciso ser feito é o apoio que a população vem dando ao trabalho da polícia através do disque denúncia 181. Passamos de sete ligações por dia em janeiro para 28 em dezembro, com uma média de 24 ligações/dia. Isso mostra a confiança no trabalho que vem sendo executado de combate à violência”, ressaltou Miki.

Com relação às operações de Lei Seca, que também fazem parte do programa Brasil Mais Seguro, os números mostram que foram abordados 3.685 veículos, com 37 prisões em flagrante e 1.242 multas aplicadas por embriaguez ao volante.

O secretário Dário Cesar agradeceu o apoio que vem sendo dado pelo governo federal para o combate à violência em Alagoas, ressaltando que ainda há muito a ser feito, mas demonstrando confiança. “Estamos conseguindo reverter a curva da violência no Estado, coisa que há 13 anos parecia impossível de acontecer. E a expectativa para 2013 é ainda mais positiva, já que conseguimos R$ 200 milhões em recursos para serem investidos na área da Segurança Pública”, completou.

Primeira Edição © 2011