Dilma almoça com Lula após participar de festa de natal com catadores

21/12/2012 15:21

A- A+

Folha.com

compartilhar:

A presidente Dilma Rousseff almoçou nesta sexta-feira (21) com o ex-presidente Lula, na sede do instituto que leva o nome do petista, em São Paulo. Ela viajou à capital paulista para participar da festa de Natal promovida por moradores de rua e associações de catadores de material reciclável.

O almoço com Lula não foi divulgado na agenda oficial de Dilma, mas foi "entregue" por Anderson Miranda, presidente do Movimento Nacional da População de Rua, durante o evento de Natal, na quadra do Sindicato dos Bancários, no centro.

Após puxar um grito de "Olê, olê olê, olá, Lula, Lula", Miranda ofereceu a Dilma duas camisetas de sua entidade. Disse que ela deveria dar uma ao ex-presidente, porque ela iria almoçar com ele.

Lula, que participou do Natal dos catadores durante seus dois mandatos no Planalto, não foi ao evento deste ano, apesar de ter sido convidado.

Dilma assistiu a um desfile de roupas feita com material reciclado e à apresentação de um auto de Natal. Em um discurso de 26 minutos, ela disse que vai se empenhar para diminuir a violência contra moradores de rua. Antes, havia sido exibido um vídeo com imagens de agressões cometidas por agentes públicos.

Uma delas mostrava um agente da Guarda Civil Metropolitana jogando spray de pimenta em um homem que dormia em uma calçada.

"Não é concebível que se jogue spray de pimenta no rosto de um catador", disse Dilma. "Não é admissível que um país que hoje é respeitado no mundo dê esse tratamento à população de rua."

Dilma pediu que a sociedade, incluindo todas as igrejas ("católica, evangélica e espírita") se mobilize para combater a impunidade.

Anderson Miranda criticou iniciativas de internação compulsória de viciados em crack. Ele reivindicou a suspensão imediata dessa medida, mas afirmou que o governo federal não adota essa política, atribuindo a prática a prefeituras e governos estaduais.

Ao discursar sobre os pleitos dos moradores de rua, Dilma afirmou que o Ministério da Saúde instalará 144 novos consultórios de rua no país em 2013, e que a pasta do Desenvolvimento Social irá criar 600 centros de acolhimento.

Primeira Edição © 2011