Sessão de diplomação acontece com vinte e um vereadores

Liminar proferida pelo Tribunal Justiça de Alagoas há 15 minutos antes da cerimônia derrubou decisão de aumento

19/12/2012 18:16

A- A+

Marcos Filipe Sousa

compartilhar:

A sessão de diplomacia dos eleitos na eleição deste ano começou com surpresa na noite desta quarta-feira (19). No início da cerimônia, o Juiz Eleitoral da 1° Zona, Desembargador Eric Costa de Oliveria Filho anunciou que quinze minutos antes havia recebido uma decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). O presidente Sebastião Costa Filho, derrubou a liminar do desembargador Klever Rêgo, vetando o aumento no número de vereadores, mantendo as 21 vagas.

Após o pronunciamento ocorreu a diplomacia dos seguintes candidatos: Heloísa Helena (PSOL), Silvânio Barbosa (PSB), Maria Aparecida (PRTB), Galba Novaes Castro Neto (PMDB), Wilson Junior (PDT), Davi Davino (PP) , Fátima Santiago (PP) , Dudu Ronalsa (PSDB), Francisco Holanda Filho (PP) , João Luiz (DEM), Tereza Nelma (PSDB), Silvio Camelo (PV), Kelmann Oliveira (PMDB), Antonio Holanda (PMDB), Zé Márcio (PSD), Marcelo Gouveia (PRB), Silvania Barbosa (PPS), Eduardo Canuto (PV) , Cleber Costa (PT), Guilherme Soares (PSOL) e Simone de Jesus (PTB).

Os novatos estavam ansiosos com o momento, como relatou Silvanio Barbosa. "Sou representante da comunidade do Benedito Bentes e nossa urgência é o transporte da região. Mas percorrerei a cada duas semanas outras localidades da cidade. Sou vereador por Maceió", disse.

Barbosa explicou que a eleição trouxe novas expectativas políticas para a capital: "Temos um prefeito jovem e com ele muitos sonhos. Estaremos atentos para ajudá-lo no que precisar".

Em comum entre os eleitos estava a questão da saúde: "Os maceioenses sofrem nas unidades de saúde. Com um prefeito e Governador do mesmo partido não haverá a desculpa de que um não apoia o outro", explicou Cleber Costa.

Representando o grupo, Heloísa Helena, criticou o processo eleitoral. "Eu parabenizo aqueles que de forma limpa conseguiram chegar neste dia sem precisar comprar votos ou se promover em instituições", declarou. Ela também saiu em defesa da saúde: "O mundo vai acabar? O mundo acaba todos os dias na fila de oncologia do SUS. Os pacientes com câncer foram esquecidos".

O prefeito eleito Rui Palmeira agradeceu a presença do pai, Guilherme Palmeira, e disse que os maceioenses viverão uma nova era: "Trabalharei da melhor forma com os nossos vereadores e incansavelmente não medirei esforços para fazer uma cidade melhor". Como os demais, Rui destacou a área da Saúde. "Ampliar o Programa de Saúde da Família e melhorar as condições das unidades. Além disso, o novo secretário já está montando uma competente equipe para administrar essa pasta prioritária".

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011