Gol tem oito dias para reintegrar 850 demitidos da Webjet

18/12/2012 15:11

A- A+

R7

compartilhar:

A Gol tem apenas oito dias para reintegrar 850 funcionários demitidos da Webjet no último dia 23 de novembro, de acordo com liminar concedida pela Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro (23ª Vara do Trabalho) ao MPT (Ministério Público do Trabalho).

A decisão de expedir um mandato para a Gol agilizar as reintegrações ocorreu nesta terça-feira (18), após audiência com os representantes da companhia aérea, o MPT e o Sindicato Nacional dos Aeronautas.

O procurador do Trabalho Carlos Augusto Sampaio Solar, membro da Conalis (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical) do MPT, elogiou a decisão:

— A decisão judicial foi acertada e deve assegurar a necessidade do seu cumprimento.

Segundo o ministério, durante a audiência, a empresa tentou justificar as demissões, alegando problemas financeiros e inaptidão dos funcionários da Webjet em operar equipamentos da Gol.

Em comunicado, o MPT alega afirma ainda que, além disso,a GOl alegou que que tentou sem êxito conciliação com os trabalhadores. O procurador do Trabalho ressaltou, porém, que a tentativa de negociação só ocorreu depois da ação na Justiça.

O que foi confirmado pelo sindicato, que negou ainda a falta de conhecimentos de comissários, mecânicos e pilotos em operar os equipamentos da Gol.

Em caso de descumprimento da liminar, a empresa terá que pagar multa diária de R$ 1 mil por trabalhador que não for reintegrado. 

Primeira Edição © 2011