Supremo cassa mandato dos três deputados condenados no mensalão

17/12/2012 12:30

A- A+

R7

compartilhar:

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, nesta segunda-feira (17), cassar o mandato dos três deputados que foram condenados no processo do mensalão. Com a definição, Valdemar Costa Neto (PR-SP), Pedro Henry (PP-MT) e João Paulo Cunha (PT-SP) devem perder o cargo de deputado federal automaticamente, após a publicação do resultado do julgamento, e ficam com os direitos políticos suspensos pelo tempo da condenação.

A decisão do Supremo foi ratificada com o voto do decano Celso de Mello, que era o único ministro que ainda precisava se manifestar sobre o assunto. Ele definiu o placar, que estava empatado em 4 a 4, a favor do entendimento de que a decisão do STF é soberana e deve somente ser confirmada pela Câmara, sem a necessidade de os deputados julgarem os colegas em plenário.

O ministro estava de licença médica devido a um problema respiratório e duas sessões do mensalão, na semana passada, foram canceladas devido à ausência de Celso de Mello. Havia a suspeita de pneumonia e o decano chegou a ser internado em um hospital em Brasília. Antes de ler seu voto, ele fez questão de se justificar.

— É bom estar de volta. Eu estava pronto para votar na segunda-feira passada, mas devido ao avançado da hora, a sessão foi suspensa e não pude proferir meu voto, que hoje trago a plenário.

Primeira Edição © 2011