Aumenta o número de homens com Diabetes em Alagoas

Internações masculinas aumentaram de 5,38% para 9,81% de 2008 a 2011

06/11/2012 13:00

A- A+

Marcos Filipe Sousa

compartilhar:

Durante o II Encontro Estadual de Diabetes realizado nesta terça-feira (06), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou que o número de homens com a doença aumentou em Alagoas.

Segundo o órgão, o alto índice é decorrência do costume masculino de não ir ao médico. Em Alagoas, as internações de homens devido à doença aumentaram de 5,38% para 9,81% no período de 2008 a 2011. Para melhorar o quadro, foram discutidas no evento medidas preventivas, como o cadastramento e o acompanhamento de diabéticos em todas as unidades ambulatoriais, garantindo o recebimento dos medicamentos prescritos.

Entenda a doença

Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de Hiperglicemia, isso é a Diabetes.

Aproximadamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, uma vez que a doença é pouco sintomática. O diagnostico precoce do diabetes é importante pois o tratamento evita sua complicações. Quando presentes os sintomas mais comuns são:
urinar excessivamente, inclusive acordar várias vezes a noite para urinar, sede excessiva, aumento do apetite, vista embaçada ou turvação visual e infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele.
 
Dados da Associação Brasileira de Diantes, a maioria, próximo a 90% dos portadores de diabetes, é do tipo 2, pouco sintomática podendo passar despercebida e retardar portanto o diagnostico o tratamento e favorecer a ocorrência de complicações. A presença de familiares próximos portadores de diabetes; excesso de peso ou obesidade; colesterol elevado e mulheres com antecedentes de filhos nascido com mais de 4.0 Kg são condições que sugerem a possibilidade da presença de diabetes.

O diagnostico de diabetes é bastante simples. Procure um médico de sua confiança ou a unidade de saúde próxima a sua casa para a medida da glicose no sangue e saber se você é portador de diabetes.

 Com informações de Agência Alagoas.

Primeira Edição © 2011