Com presidente da Codevasf, Givaldo Carimbão visita Canal do Sertão e projetos no interior

26/10/2012 12:55

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O deputado federal Givaldo Carimbão (PSB) realiza uma série de visitas aos projetos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) instalados no estado. O parlamentar acompanha Elmo Vaz, presidente da Codevasf, nas vistorias nos municípios em que existem ações da instituição. Nesta sexta-feira (26), Carimbão e Vaz sobrevoaram as obras do Canal do Sertão.

Em Delmiro Gouveia, uma estação da Codevasf está sendo instalada para acompanhamento das obras do Canal do Sertão. O imóvel já foi assegurado pela prefeitura do município e dois carros serão adquiridos para facilitar o trabalho dos técnicos. Através da Codevasf, o projeto do Canal do Sertão receberá R$ 1,1 bilhão para conclusão de 77 quilômetros.

Com o avanço das obras, um perímetro de irrigação também será instalado em Pariconha ou Água Branca. Carimbão e Vaz fizeram um voo panorâmico na área dos munícipios para identificar um local apropriado para a criação do perímetro. O empreendimento vai levar água tratada do Rio São Francisco para vários municípios da região, contribuindo com o desenvolvimento da agricultura, piscicultura e bovinocultura local.

“É o começo de uma nova Petrolina, só que em Alagoas. Daqui a 20 anos a população vai poder ver a importância desses trabalhos e como eles estão sendo beneficiados hoje. É algo que vai mudar a vida das pessoas daqui”, declarou Carimbão. Como coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, o deputado é o interlocutor do Estado com a Codevasf.

Além de Carimbão e Elmo Vaz, o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Guilherme Gonçalves, o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, José Augusto Nunes, e técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) também participaram das vistorias.

VISITAS
As viagens se iniciaram na quinta-feira (25), com visitas em Igreja Nova e Porto Real do Colégio. Os dois municípios possuem perímetros irrigados da Codevasf em operação. Elmo Vaz se mostrou entusiasmo com as ações desenvolvidas na região. “Os trabalhos na estão bem encaminhados. Agora nossa meta é estudar meios de ampliar as instalações”, comentou presidente da Codevasf.

Uma das possibilidades é a criação de novos projetos da Codevasf no município de Craíbas. Para Carimbão, a medida vai colaborar com o crescimento da região. “Eu vou ser o porta-voz dessa ideia junto à Companhia”, afirmou o parlamentar.

No distrito de Ipiúba, em Porto Real do Colégio, a Codevasf é responsável pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Trata-se de uma estação com capacidade de produção de 12 milhões de alevinos, hoje entre as duas melhores do país. Durante a visita, a equipe técnica da Codevasf ainda se comprometeu a ampliar a produção para 18 milhões.

Já em Igreja Nova, o grupo avaliou os trabalhos realizados no distrito de Boacica. A área de atuação da Codevasf abrange quase 5 mil hectares, sendo mais da metade de utilização exclusiva para o cultivo de arroz. Manoel Mateus e João Roque, coordenadores distritais da Codevasf, acompanharam as viagens nos dois municípios.

DESENVOLVIMENTO
A Codevasf é uma empresa pública, ligada ao Ministério da Integração Nacional, criada para a promoção do desenvolvimento das bacias do Rio São Francisco e Paraíba. Um dos principais trabalhados da Companhia foi a criação do perímetro de irrigação de Petrolina, que alavancou o crescimento econômico no sertão de Pernambuco e da Bahia.
 

Primeira Edição © 2011