Palestras orientam sobre combate à sífilis

25/10/2012 04:15

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem realizando durante toda a semana as ações preventivas da Campanha Elimina Sífilis, que está direcionada aos adultos nas escolas e mercados públicos, contemplando palestras educativas, distribuição de material informativo e de preservativos masculinos e femininos, além da realização de exames para detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C e HTLV.

Em Maceió, as unidades de saúde já vêm realizando rotineiramente o exame da sífilis em todas as gestantes atendidas na rede municipal de saúde através do Programa de Proteção à Gestante (PPG), prevenindo e tratando a doença especialmente no 1º trimestre da gestação, evitando complicações – aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer – que podem ser provocadas pela sífilis congênita. O exame também tem sido feito no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, instalado no Bloco I do PAM Salgadinho.

Estudante do EJA na Escola Lenilton Alves, no Jacintinho, Sivaldo dos Santos, de 32 anos, participou da ação. Para ele, que realizou a coleta de sangue para a detecção das doenças sexualmente transmissíveis no próprio local de estudo, a iniciativa foi positiva, por facilitar o acesso a este tipo de serviço de saúde.

“Por falta de tempo, não tenho como procurar uma unidade de saúde para fazer exames e consultas, na verdade nem sabia que nas unidades fazem esses exames”, disse ele.

Primeira Edição © 2011