Sgap inicia comemoração de aniversário do Cyridião Durval

Unidade está completando dez anos de funcionamento

03/10/2012 15:25

A- A+

Assessoria Sgap

compartilhar:

Na manhã desta quinta-feira (04), a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) vai realizar a cerimônia de comemoração aos dez anos de funcionamento do Presídio Cyridião Durval e Silva. Exposições, homenagens aos servidores, apresentações do coral do Cyridião e do Santa Luzia, são algumas das atrações do evento.

A festa será realizada no abrigo para visitas localizado em frente à unidade. A abertura das atividades será as 9h, com a execução do Hino Nacional pela banda de música do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado BIMtz do Exército Brasileiro. Alguns servidores da unidade receberão homenagem especial pela dedicação e empenho nos trabalhos desenvolvidos no presídio.

A exposição de fotos que marcaram a história da unidade e de produtos artesanais produzidos pelos custodiados também irão abrilhantar o evento. O coral formado por reeducandas do presídio Santa Luzia vai se apresentar, e logo após haverá o pronunciamento de gestores da Sgap e do superintendente de Administração Penitenciária, tenente-coronel Carlos Luna.

Atividades realizadas - As atividades de celebração do aniversário começaram nesta terça-feira (02). O primeiro dia de comemorações foi marcado por jogos de futebol, voleibol, damas e pingo bola – modalidade esportiva criada pelo reeducando Rivaldo Paulo. Na parte da tarde foi realizada uma ação de limpeza no presídio. Os internos receberam cloro, água sanitária e sabão em pó, para a higienização da unidade.

José Gilton de Messias, novo gerente geral do presídio se mostrou satisfeito com a comemoração e falou sobre a expectativa com relação ao trabalho no Cyridião. “Estou muito feliz com as atividades realizadas. Quero continuar com as ações que promovem a ressocialização e investindo cada vez mais na humanização do trabalho dos agentes penitenciários”, afirmou.

Já nesta quarta-feira (03), segundo dia de festividade, aconteceram atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos e exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis. Assistentes sociais também fizeram uma atualização da situação cadastral dos custodiados, verificando a documentação e conferindo os endereços dos familiares dos reeducandos.

 “A finalidade das ações de saúde é oferecer aos reeducandos todos os atendimentos voltados para as necessidades básicas. Hoje esperamos atender 50% da população carcerária, mas pretendemos transformar essa iniciativa em algo rotineiro na unidade”, disse Clarisse Damasceno, diretora de Saúde da Sgap.

Primeira Edição © 2011