Manifestantes realizam ato contra a privatização

O objetivo do ato é para alertar a sociedade contra a nova implantação de privatização do governo federal na administração do HUPPA

03/10/2012 09:25

A- A+

Mickaell Clygens

compartilhar:

Foi realizado na manhã desta quarta-feira, 03, o “Dia Nacional de Luta contra a Privatização dos Hospitais Universitários”, promovido pela Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. O objetivo do ato é para alertar a sociedade contra a nova implantação de privatização do governo federal na administração do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPPA).

Criada no ano de 2010, a Frente Nacional é contra qualquer forma de privatização da saúde, seja por meio de organizações sociais (OS) e, agora, pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

Já a Lei 12.550/2011 que cria a Ebserh não é uma imposição do Governo Federal. Cada universidade é que decide, a partir de votação de seu Conselho Universitário, órgão superior deliberativo da instituição, se deseja ou não passar o seu patrimônio, o seu quadro funcional e os seus hospitais de ensino à gerência da Ebserh, abdicando de sua autonomia.

Manifestantes realizaram o ato na porta do HU, em frente à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Durante o ato foi fixado faixas, cartazes e distribuído panfletos.

O protesto chamou a atenção não só da comunidade do local, como de acadêmicos da universidade e logo após foi realizada uma caminhada até o hall da reitoria, onde houve uma oficina de cartazes. Na continuação do protesto, os manifestantes seguiram para a deliberação do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas e do Conselho Nacional de Saúde, onde os representantes das entidades entregaram ao reitor, documento solicitando posicionamento contrário à entrega do HUPPA à Ebserh.
 

Primeira Edição © 2011