Governo capacita policiais para trabalho em Bases Comunitárias

A promoção da filosofia do policiamento comunitário é um dos pontos importantes para a cultura de paz em Alagoas

03/10/2012 14:57

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria da Defesa Social (Seds), por meio do Núcleo de Ensino, intensifica a capacitação de profissionais de segurança nas cidades de Maceió e Arapiraca para atuação em Bases Comunitárias de Segurança de Alagoas. Neste mês de outubro, mais três turmas serão formadas.

A promoção da filosofia do policiamento comunitário é tratada pelos Governos Federal e Estadual como um dos pontos importantes para a cultura de paz em Alagoas.

No Estado, até dezembro de 2011, o Núcleo de Ensino da Seds já havia capacitado em policiamento comunitário, 2.724 profissionais de segurança. Entre policiais militares, civis, bombeiros militares, guardas municipais, agentes penitenciários e comunidades.

No próximo dia 8, começa o Curso Regular de Multiplicadores de Polícia Comunitária que capacita os profissionais para atuar como docentes nos demais cursos. A carga horária é de 80 horas/aula. Já no dia 22 de outubro, iniciará em Arapiraca, a 5ª turma de Promotor de Polícia Comunitária, com 40 horas/aula.

Em setembro, 68 profissionais encerraram as turmas 1 e 2 do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. O Núcleo de Ensino está formando as turmas 3 e 4 na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo.

Em novembro acontecerá a segunda turma do curso de Multiplicador de Polícia Comunitária com ênfase no Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack. Segundo a chefe do Núcleo de Ensino da Seds, Suely Cavalcante, a filosofia comunitária está bem assimilada pelos policiais. “O pessoal participa com mais facilidade dos cursos. Inclusive, hoje há mais procura por cursos, o que valoriza o profissional e o habilita a atuar com mais efetividade em suas atividades cotidianas”, salientou.

Além dessas capacitações, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) promovem nos dias 29 e 30 deste mês, na sede do MP, no bairro do Poço, o segundo módulo do Curso de Capacitação na Persecução Penal do Crime de Homicídio. O curso tem quatro módulos. O primeiro ocorreu no início do mês de setembro.

Com a preocupação em diminuir crimes e aumentar a segurança em Alagoas, o Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública (Depaid) do Ministério da Justiça promoveu o Curso de Investigação com Foco em Homicídios e Drogas Ilegais. O curso de 80 horas/aula é fruto do Programa Brasil Mais Seguro e foi destinado a 60 policiais civis.

Primeira Edição © 2011