Secretarias de Estado se unem à Abrasel-AL para comemorar o Dia das Crianças

Com uma programação que envolve recreação infantil, brindes e deliciosas refeições, cerca de 1.500 estudantes participam da primeira edição da Semana Solidária em Alagoas

01/10/2012 11:31

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Semana Solidária da Criança, uma ação pioneira da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná, chegou a Alagoas para comemorar com grande estilo o Dia das Crianças. A programação do evento, que acontece entre os dias 1º e 6 de outubro, reúne recreação infantil e distribuição de brindes, além de oferecer nos estabelecimentos dos associados uma refeição – café da manhã, almoço ou lanche – para crianças de escolas municipais, estaduais, creches, abrigos ou orfanatos.

Nesta edição alagoana da Semana Solidária, calcula-se que cerca 1.500 crianças carentes sejam atendidas pelos 24 estabelecimentos associados à Abrasel/AL. O evento conta com a parceria das secretarias de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e do Turismo (Setur), que abraçaram a causa e articularam as atividades.

Através do convite da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas, mais de 20 restaurantes se mobilizaram para participar da ‘Semana Solidária da Criança’.

Segundo Vega Vergetti, diretora executiva da Abrasel, o objetivo da atividade é levar as crianças de instituições e também as que estudam em escolas municipais e estaduais para conhecerem alguns restaurantes locais, divertindo a turma e mudando um pouco da rotina e experiência de vida. “A ideia para realizar essa ação surgiu do Abrasel do Paraná, e hoje, todas as associações efetivam a atividade”, explicou Vergetti. Serão servidos, lanches, almoços e cafés da manhã.

À Seades coube indicar instituições que trabalham com crianças de 6 a 10 anos de idade. Além disso, a Secretaria disponibilizou também meio de transporte e camisetas. Segundo a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Celiany Rocha, o evento é de extrema importância porque possibilita o acesso de crianças carentes a atividades que não fazem parte do seu dia-a-dia, como as brincadeiras desenvolvidas durante a recreação.

“Nesse dia tão especial para as crianças, e para nós também, podemos constatar a importância da articulação entre as instituições que trabalham no serviço de convivência das crianças. É tão pouco o que fazemos, mas é muito gratificante ver o sorriso delas”, destacou a gestora da Seades.

Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, disse que percebendo a importância da ação da Abrasel, articulou com a Seades para viabilizar a parceira. “As pastas de Estado tem uma grande sinergia nas ações, entendemos a importância dessa articulação”, afirmou.

O Lar da Menina, o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) e a Associação Comunitária São Rafael foram indicações da Secretaria de Assistência Social na Semana Solidária da Criança. Além dessas instituições, a Seades indicou a Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), o Projeto Mirim Corpo de Bombeiros, o Projeto Grota da Alegria, o Instituto Assistencial Maria Helena, Juvenópolis, Capuchinhos, Pró-Amor e crianças da Vila Emater.

Participam da ação os restaurantes:

SUPER PIZZA
PIZZARIA MARGUERITA
ARMAZÉM GUIMARÃES
MARIA ANTONIETA
O KASCÃO
PICUÍ
BEM BOLADO RESTAURANTE
BOD'S BAR
BODEGA DO SERTÃO
SABUBA DO CARECA
ZÉ PEREIRA
DIVINA GULA
MARIA ANTONIETA
SANTOREGANO
IAIÁ COZINHA DE VÔ
ANAMÁ
DON PASTELLO
O COSTELÃO FRUTOS DO MAR
CARANGUEJOLA
DIVINA GULA
O PEIXARÃO
RESTAURANTE LE SURURU
HOTEL PONTA VERDE
BEM TOMÉ RESTAURANTE
SUECA COMEDORIA

Primeira Edição © 2011