Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é marcado com caminhada no Pilar

Ato lembrou que muitos direitos ainda devem ser conquistadospelos deficientes

21/09/2012 15:44

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Nesta sexta-feira (21) em Pilar, aconteceu uma caminhada para lembrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.  O evento promovido pela Prefeitura da cidade contou com a participação do grupo de capoeira Ginga Terapia e da Banda Afrolozzi, ambos pertencentes ao Centro Inclusivo Genilda Porto, da Pestalozzi, que fica localizado em Maceió.

“Para eles, participar de atividades como essa é um sinal de reconhecimento da dedicação que dispensam nos ensaios para as apresentações”, disse a assistente social da Pestalozzi, Patrícia Amorim.

Mãe de um dos integrantes da banda, Maria Sueli Farias falou sobre a evolução do filho depois de ser inserido em diversas atividades de incentivo à inclusão social e à cultura. “O Emanuel mudou e foi para melhor. Demonstra muito interesse por tudo à sua volta’, contou.

O vice-presidente da Associação de cegos de Alagoas e funcionário público de Pilar, Pedro Pereira, falou sobre a importância da data. "Nós queremos mostrar à sociedade a força que temos, assim como nossos direitos”, disse.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Hilda Bertoldo, fez questão de ressaltar que a luta pelos direitos dos deficientes é de todos. “O combate ao preconceito e o grito para que essas pessoas não enfrentem dificuldades que possam ser evitadas é nosso principal foco”, disse.

Além da Pestalozzi, a Associação dos Deficientes Físicos de Pilar (Adefip) e os dois Centros de Referência de Assistência Social do Município participaram da ação, que contou ainda com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Ivanilda Rodrigues.

Primeira Edição © 2011