Presidente do TRE/AL presta apoio ao juiz de União dos Palmares

20/09/2012 13:00

A- A+

Assessoria - TJ

compartilhar:

“É importante que a população de União dos Palmares e de todo o Estado saiba que o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) está aqui para mostrar que o juiz eleitoral não está sozinho na condução desta eleição municipal”, disse o desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, presidente do TRE/AL, durante visita ao município de União dos Palmares, nesta quinta-feira (20).

Manso fez questão de deixar claro, durante o encontro com o juiz Ygor Figueiredo, da 21ª Zona Eleitoral, que o apoio partiu também da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Rocha, que em recente reunião em Maceió colocou-se à disposição de todos os juízes eleitorais do Estado para ajudar na condução do período eleitoral.

Acompanhado pelo corregedor regional eleitoral, desembargador eleitoral Ivan Vasconcelos Brito Júnior, o presidente do TRE/AL não posicionou-se em relação aos recentes acontecimentos políticos no município, afirmando que “minha opinião poderia afetar as investigações. O que eu posso garantir é que os fatos serão apurados e que os culpados serão devidamente punidos”.

O juiz eleitoral Ygor Figueiredo caracterizou como fundamental a visita do presidente do TRE, dando mais confiança em sua atuação e na contínua busca pela ordem e segurança durante as eleições. “O clima político estava tranquilo até algumas semanas atrás, quando alguns episódios acirraram os ânimos dos candidatos e partidários. Esta visita é muito importante pois mostra que a Justiça Eleitoral atua em conjunto e que o juiz eleitoral tem o apoio da Presidência e da Corregedoria”, pontuou o magistrado.

“Tensões não podem representar prejuízo para a democracia”

Para o corregedor regional eleitoral, Ivan Brito, as tensões no período eleitoral não representam grande prejuízo para a democracia, por serem acontecimentos naturais do processo eleitoral. “A população de União precisa dar exemplo disso, pois, passado o período eleitoral, tudo volta ao normal. O Judiciário existe para que tudo ocorra de forma pacífica e limpa, garantindo o pleno exercício da democracia em todo o Brasil”, concluiu Brito.

O pedido de envio de tropas federais foi feito pelo juiz de União dos Palmares na última sexta-feira ao TRE/AL e provavelmente entrará na pauta de julgamentos da próxima semana.

Primeira Edição © 2011