Presidente da AMA se reúne com líderes municipais para discutir FPM

03/09/2012 08:40

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Diante da queda constante do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) deve reunir essa semana os presidentes das associações estaduais e municipais. O objetivo é discutir os encaminhamentos políticos que serão adotados pelas entidades municipalistas.

O presidente da AMA, Palmery Neto, já confirmou presença no evento. A principal questão do Conselho Político da CNM será em torno dos prejuízos causados aos atuais gestores em final de mandato e os impactos relativos à responsabilidade fiscal devido à queda do FPM. Uma audiência com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais está marcada no dia 5, para discutir alternativas de auxílio financeiro aos municípios.

Durante a visita da presidente Dilma Rousseff em Alagoas, Palmery já tinha alertado das dificuldades enfrentadas pelos municípios com a queda do FPM nos últimos meses. Há quinze dias, a presidente esteve na inauguração da maior fábrica de PVC do país, em Marechal Deodoro. O documento entre pessoalmente pelo presidente da AMA à Dilma relatava o preocupante ciclo de redução do FPM no 3º bimestre, apontando uma redução de 3,4% do previsto inicial deste ano. O mesmo documento também foi entregue à bancada federal.

O recurso representa 70% dos totais dos recursos municipais, agravando os acontecimentos paralelos da administração como os reajustes decorrentes de datas base de vários profissionais. O documento solicitou a compensação financeira, decorrente da perda dos últimos sete meses.

Primeira Edição © 2011