Mirandolina, do Grupo Cena Livre, é a atração do “Maior Barato” da próxima quarta (05)

03/09/2012 07:03

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato da próxima quarta (05), receberá o espetáculo “Mirandolina”, do Grupo Cena Livre, que é uma comédia clássica do teatro italiano do século XVIII e considerada a primeira peça feminista do teatro. O espetáculo terá início às 19h com ingressos a R$ 5,00 e R$ 10,00 no palco do Teatro Deodoro.

Mirandolina é uma das peças de Goldoni mais montadas justamente pela afinidade popular. Os personagens não são tipos, mas pessoas como muitas que conhecemos por aí e que, devido às suas decisões e às suas idiossincrasias, acabam se tornando muito engraçadas e ridículas aos olhos do público.

Como pano de fundo, a comédia alude à falência da aristocracia e à emergência da burguesia como potência econômica. Claro que o conhecimento desse momento histórico não é fundamental para se atingir o efeito cômico, mas ele produziu o embate de dois personagens hilários: O Marquês (Mauro Braga), devido à sua paixão por Mirandolina (Ana Sofia), endivida-se cada vez mais, mas não desiste de pedir a mão de sua amada, apoiando-se na sua posição aristocrática; e o Conde (Chico de Assis) que , rico, comprou seu título e procura conquistar o amor de Mirandolina através de caros presentes. Estes dois personagens constroem uma trama paralela onde disputam palmo a palmo seus objetivos.

Com seu jeito e trejeitos Mirandolina encanta a todos que vem se instalar em sua hospedaria. Há um Conde muito rico (que representa a burguesia em ascensão), um Marquês bonachão (aristocracia em decadência) que se vale do título de nobre para protegê-la e o próprio criado da casa que nutre esperanças.

Mas ela ilude a todos, valorizando sua independência e ironizando a maioria dos pretendentes: “...gosto de zombar destas caricaturas de amantes desesperados”. Porém um nobre cavaleiro, que ela intitula de ‘urso selvagem’,a trata muito mal, menosprezando seu charme e requinte. Ele é intolerante com as mulheres. Mirandolina usará suas artes e artimanhas para conquistá-lo.

Entretanto, a linha cômica principal está na aposta de Mirandolina , que em sua beleza irresistível , quer conquistar o Cavaleiro (Bruno de Aragão) que, há anos, decidiu nunca se apaixonar por uma mulher, por considerá-las falsas e gananciosas. Na fila também está o criado da casa, Fabrício (Raphael Augusto),que nutre esperanças mas tem poucas chances por causa de sua posição social.

A direção é de Antonio Guedes, renomado diretor carioca e mestre em Artes Cênicas.

Em 15 de setembro o Grupo Cena Livre comemora 33 anos de existência.

Primeira Edição © 2011