Operação de fiscalização da Casal flagra irregularidades

Na adutora da Bacia Leiteira em Major Isidoro as fraudes são constantes

24/08/2012 11:00

A- A+

Redação com divulgação

compartilhar:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) flagou diversas irregularidades em ligações de água da zona rural de Major Isidoro, no segundo dia da operação-surpresa de fiscalização ao longo da adutora da Bacia Leiteira, realizada quarta e quinta-feira últimas. Fraudes como desvios, inversão, quebra e violação de hidrômetros foram encontradas na maioria das ligações. Em alguns casos, a água era desviada para encher tanques, açudes e até para abastecimento irregular de carros-pipa.

Nos casos de fraude ou suspeita de fraude nos hidrômetros, os aparelhos foram retirados para perícia e outros (novos) foram instalados na ligação de água. Todas as irregularidades foram desfeitas e os responsáveis autuados e notificados para comparecer, no prazo de 72 horas, ao escritório da Casal, a fim de sanar as pendências, que podem implicar, nos casos mais graves, em ação judicial por furto de água.

As ligações clandestinas e outras fraudes praticadas nas propriedades rurais, em geral fazendas de gado, causam desperdício, consumo não contabilizado e despressurização da adutora, o que acaba prejudicando a companhia e a própria comunidade, uma vez que a água desviada gera deficiência ou mesmo falta total nas áreas urbanas, ou seja, nas cidades.

VISITA - As equipes engajadas na operação receberam, nesta quinta-feira (23), a visita do presidente da Casal, Álvaro Menezes, do vice-presidente de Gestão Operacional, Moisés Vieira, e do superintendente de Negócios do Interior, Antônio Fernando. Eles foram a campo apoiar e acompanhar o serviço de fiscalização. "A Casal não vai parar com esse trabalho. Quem estiver praticando irregularidade será autuado e poderá responder a processo na justiça", afirmou o presidente Álvaro Menezes, acrescentando que o trabalho, de agora em diante, será fortalecido.

A operação, que se concentrou em território de Major Isidoro, embora tenha reflexo em outras áreas, já que a adutora percorre e abastece 19 municípios da Bacia Leiteira, será deflagrada em outros locais, tornando-se uma prática rotineira, segundo informou o superintendente Antônio Fernando.

Participaram do trabalho, dando suporte à ação da Casal, o promotor de Justiça de Major Isidoro, Hamilton Carneiro Júnior, o advogado Walmar Peixoto, do escritório jurídico que presta serviços à Casal, e policiais militares do Comando de Policiamento de Área de Santana do Ipanema. As equipes que trabalharam na operação, sob a liderança do gerente Erickson Dantas, da Unidade de Negócio Bacia Leiteira, eram formadas por técnicos e auxiliares das áreas operacional e comercial dessa unidade e também da Unidade de Negócio Sertão.

Primeira Edição © 2011