Samu participa do planejamento de simulado de acidente no Trapiche

Objetivo do exercício é garantir à população local segurança em caso de acidentes; ação vai acontecer no dia 30 deste mês

23/08/2012 15:23

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Paulo Alfredo de Barros Soutinho, participou de reunião que definiu os preparativos finais para o simulado de acidente que ocorrerá no dia 30 deste mês, no bairro do Trapiche. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (23), na sede da empresa Braskem.

O médico Paulo Alfredo ressaltou que cabe ao Samu a requisição do apoio de hospitais da rede privada em caso de acidentes de grandes proporções. “O encontro com os representantes dos órgãos envolvidos, também chamado de simulado de mesa, é fundamental para tirar todas as dúvidas das ações que serão implementadas no dia do simulado”, explicou o médico do Samu, que destacou ainda que este será o primeiro exercício de acionamento do PGASE/APELL na área do Trapiche.

Os profissionais do Samu ficarão responsáveis pela coordenação das atividades no local do acidente, realizando a triagem dos acidentados, prestando os primeiros socorros e encaminhando os pacientes mais graves para o Hospital Geral do Estado (HGE) e demais hospitais.

“O Corpo de Bombeiros vai realizar os resgates, cabendo ao Samu o atendimento às vítimas. A Polícia Militar cuidará da segurança das equipes de resgate e da população e todas as demais entidades envolvidas terão papéis relevantes dentro de sua área”, disse um dos responsáveis técnicos pelo PGASE/APELL, José Augusto Dantas.
O encontro entre os representantes do Plano Global de Atendimento a Situações de Emergência (PGASE/APELL) envolve membros do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AL), Polícia Militar (PM/AL), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Marechal Deodoro (COMDEC), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), dentre outros.

A ação contará com a participação de representantes dos moradores do Trapiche, que possui cerca de 5 mil habitantes.

Primeira Edição © 2011